terça-feira, 17 de maio de 2011

O Movimento Literário Kuphaluxa vai homenagear José Craveirinha

O Movimento Literário Kuphaluxa vai homenagear o homem que nasceu três vezes, o poeta de Mafalala e autodidata em que o povo confiava, José Craveirinha, por ocasião da data do seu nascimento que se assinala no próximo dia 28 de Maio.

Para comemorar essa data, o Kuphaluxa vai movimentar declamadores e escritores para a cidade da Matola, para prestar homenagem ao Craveirinha Homem, Craveirinha cidadão e Craveirinha Poeta. Homem que lutou pela integridade e cidadania e poeta que escreveu com o seu autodidatismo a poesia objectiva de qualidade premiada por toda África e o mundo.

A celebração do dia de nascimento do maior poeta da história moçambicana, começa com uma visita a Casa Museu Craveirinha, a sua residência no bairro suburbano da Munhuana, chamado Mafalala, no dia 18 de Maio, por ocasião do dia Internacional dos Museus.
No prosseguimento, virá o ponto mais alto das celebrações do 28 de Maio que será o relançamento e o debate da obra Maria, onde se encontra a verdadeira dimensão do José Craveirinha, nas vidas que tivera, como Mário Vieira, J.C., J. Cravo, José Cravo, Jesuíno Cravo ou Abílio Cossa.
O evento de relançamento da obra “Maria”, terá lugar no Centro Cultural Brasil – Moçambique, na quinta-feira, dia 26 deste mês as 18 horas, com sessão de declamação e debate sobre a obra. Por fim, a juventude vai exaltar os valores do poeta num grande sarau de poesia e música acústica no Auditório Municipal da cidade da Matola, no dia 28 de Maio as 16 horas.

Se pretende Participar dos eventos, seja como parceiro ou artista contacte-nos:
E-mail: kuphaluxa@gmail.com
Cel: +258 82 27 17 645
Ou então, se está em Maputo, encontre-nos às Quartas e Sextas-feiras as 18 horas no Centro Cultural Brasil-Moçambique, sito na Avenida 25 de Setembro, nº 1728, baixa da cidade de Maputo.

2 comentários:

  1. Kanimambo por mais uma vez se dignar a divulgar as nossas actividades.
    "Dizer, fazer e sentir a literatura"

    ResponderExcluir
  2. Às ordens, amigos.
    Kanimambo pela visita.

    ResponderExcluir