domingo, 1 de maio de 2011

Morre aos 99 anos o escritor argentino Ernesto Sabato

Da Agência Brasil

Às vésperas de ser homenageado pela Feira do Livro da Argentina, o escritor argentino Ernesto Sabato, de 99 anos, morreu neste sábado (30) pela manhã, em decorrência de uma bronquite que se complicou agravando seu já estado frágil de saúde. O corpo do escritor será velado durante todo este sábado no Defensores Club de Santos Lugares, em Buenos Aires.
Sabato morreu na casa onde passou toda sua vida, com exceção do período que morou no exterior. Nos últimos dias, o escritou já não saía mais de casa e falava pouco, segundo amigos e parentes. Também estava sob cuidados profissionais de enfermagem.
De acordo com os amigos, de personalidade questionadora, Sabato era um inconformado. Doutor em física, ele trabalhou no Laboratório Curie, em Paris, e abandonou a carreira científica, em 1945, para se dedicar exclusivamente à literatura.
Reconhecido internacionalmente, Sabato, nas suas obras, fez críticas à neutralidade da ciência, reflexões sobre questões existenciais e escreveu romances. Na sua lista de publicações, estão O Escritor e seus Fantasmas, Desculpas e Rejeição, The Tunnel, Sobre Heróis e Tumbas e Abaddon Destruidor. No final dos anos 90, foi publicada sua biobliografia, Antes do Final.
Escritor de personalidade controvertida, Sabato se expôs nas obras que escreveu, colocando suas dúvidas íntimas, em vários personagens. Dias antes de seu nascimento, em 24 de junho de 1911, o irmão de Sabato, de 2 anos, morreu e também se chamava Ernesto. O fato marcou-o pelo resto da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário