sábado, 7 de maio de 2011

Movimento por mais e-books em português!

 Interessante este artigo publicado no Portal Cronópios.
 Socializo com os amigos do blog.


Por Maurem Kayna






Você assinaria embaixo dessa demanda?!
Desde que ganhei um Kindle, em junho do ano passado, faço visitas regulares à Kindle Store e acompanho as evoluções na disponibilidade e preço dos títulos disponíveis na Amazon e em outras lojas que comercializam e-books ou que os disponibilizam gratuitamente (desde que não se trate de pirataria).
Faço isso principalmente por curiosidade, pois em termos de compras estou em geral amarrada à Amazon, porque o Kindle não é amigo de outros formatos que contenham DRM. Mas se alguém aí souber de e-books vendidos em ePub ou PDF e que não contenham DRM, por favor, me contem!
Voltando aos resultados de minhas investigações na Kindle Store, é importante comentar que em pouco menos de um ano o volume de títulos publicados em Português cresceu tremendamente (afirmação também válida para publicações em espanhol). Hoje (precisamente dia 01/05/2011) são mais de dois mil títulos. Claro, não estamos falando apenas de literatura, pois temos aí desde a Constituição Federal, dicionários e uma série de manuais sobre assuntos esdrúxulos.
A maioria dos títulos disponíveis em português na categoria literatura pode ser agrupada em: publicações de autor (há autores com cerca de 100 títulos publicados! Casos que por si só mereciam um estudo em termos de estratégia editorial ou de mercado, mas este não é meu nicho); clássicos (muitas vezes disponíveis em diversas publicações talvez com melhor qualidade) que já caíram em domínio público e bestsellers.
Mas se você está procurando um volume significativo de autores de peso da literatura mundial em nossa estimada língua, vai ter de procurar bastante e se contentar com pouco ou se conformar com algumas versões em espanhol. E isso é um pouco difícil de entender, a não ser que consideremos nossa péssima fama enquanto consumidores de literatura. Aprofundemo-nos um pouco: tem sentido o Saramago não estar disponível em português na Amazon? E em nenhuma outra língua, aliás, pois encontrei apenas uma versão em audiolivro do Ensaio Sobre a Cegueira? Também não há ainda títulos de Cristóvão Tezza, Mia Couto, Jorge Luís Borges, García Marquez, Philip Roth, Javíer Marías, Roberto Bolaño e Anton Tchekov, apenas para exemplificar ausências muito significativas.
Alguns desses autores estão publicados em e-book, mas geralmente em inglês, e outros sequer nessa língua estão disponíveis na Kindle Store (embora estejam na Amazon.com no formato impresso). Na Livraria Cultura e na Saraiva (percebi que não há diferença entre os títulos ofertados em um ou outro site) temos apenas o Caim, do Saramago (por R$ 27,50, enquanto a maioria dos livros na Kindle Store fica abaixo de US$6,00 – alguns na faixa dos 2 ou 3, na verdade).
A Submarino (+ Gato Sabido) cita mais de 3 mil títulos em português, mas valem os mesmos comentários para preços e ausências de nomes importantes.
A Simplíssimo oferta uma bom acervo de autores independentes e clássicos, cuja nota a ser feita diz respeito aos ótimos preços e à qualidade dos arquivos (ao menos para leitura no Kindle e no Alfa, outros dispositivos eu não testei).
Então, a pergunta que não quer calar, o que as editoras estão esperando para disponibilizar também títulos para este segmento de consumidores? Será uma questão relacionada à expectativa baixa de retorno financeiro ou à convicção de que leitores deste nicho de mercado não pretendem aderir tão cedo à nova tecnologia?



                                                * * *

 
Maurem Kayna é gaúcha, de 1972. Engenheira que baila flamenco e tem profundo interesse por literatura desde criança. Além de leitora tão voraz quanto permita o tempo, há algum tempo se aventura na escrita e publicou o e-book Pedaços de Possibilidade (Editora Simplíssimo). No blog homônimo tenta provocar a discussão acerca dos e-books no Brasil e divulga contos seus. E-mail: mauremkayna@uol.com.br

2 comentários:

  1. Jairo, obrigado por dar eco a essa movimentação. Creio que se os interessados maiores (nós, leitores) fizermos suficiente barulho, o cenário haverá de mudar. grande abraço!
    MK

    ResponderExcluir
  2. Este é um tema que muito me interessa, amiga.
    Saiba, que o espaço está sempre aberto para você e as coisas da literatura.
    abraço e volte sempre!
    jairo

    ResponderExcluir