sábado, 28 de maio de 2011

Projeto Cidade Poema

Lançado em 2009, o Cidade Poema chega ao seu terceiro ano unindo a poesia às demais artes. no objetivo de colocar a literatura na vitrine, em iniciativas que vão de outdoors a pequenos imãs de geladeira, de minimetragens poéticos a bolachas de chope, de performances teatrais a adesivos ilustrados.
“Porto Alegre já conta com várias iniciativas culturais importantes para debater e festejar a criação literária, entre elas a FestiPoa, que é nossa parceira" afirma Laís Chaffe, idealizadora do CIDADE POEMA. E complementa: "Está na hora de levar o trabalho dos poetas para as ruas, para outros públicos, além daqueles já acostumados a frequentar essas atividades.” Alguns empresários já estão colaborando, mesmo sem incentivos fiscais, por meio de permutas que cobrem parte dos custos do projeto. “O grande desafio será impulsionar o crescimento e garantir a continuidade do CIDADE POEMA ao longo dos anos”, acrescenta. “Temos parcerias importantes e estamos buscando novos patrocinadores. A literatura e as artes visuais vão se tornar parte da paisagem urbana. Haverá surpresas, e também queremos nos surpreender”, complementa.

CONHEÇA AS AÇÕES DO CIDADE POEMA

E-BOOK POEMA - Em janeiro de 2011, é lançado o primeiro livro online do Cidade Poema, reunindo versos de Ana Mello, Alexandre Brito, Augusto Franke Bier, Celso Gutfreind, Diego Petrarca, Laís Chaffe e Lau Siqueira.

POESIA NO GABINETE - Desde 13 de janeiro, é possível ler Fernando Pessoa, ilustrado por Guilherme Moojen, em adesivo poético no escritório do vereador Adeli Sell (PT), um dos primeiros e principais incentivadores do projeto.

POEMAS EM OUTDOORS - Mais dez outdoors foram para as ruas de Porto Alegre no Natal e Ano-Novo 2010/1011, desta vez exibindo versos de Ricardo Silvestrin.

#VERSIFICADOS - Cidade Poema torna-se parceiro e representante em Porto Alegre do movimento idealizado pelo poeta Antônio Araújo Jr. com o objetivo de publicar poesia em classificados de jornais do país. As ações conjuntas começam no dia 12 de junho de 2010, Dia dos Namorados, no Correio do Povo de Porto Alegre (parceria com Cidade Poema) e nos jornais Correio Braziliense, O Dia (RJ) e A Tarde (Salvador). No RS, nove poetas participam da primeira edição do #versificados: Ana Mello, Andreia Laimer, Augusto Franke Bier, Berenice Sica Lamas, Diego Petrarca, Everton Behenck, Laís Chaffe, Liana Timm e Telma Scherer. Poetas gaúchos voltam a publicar nos #versificados em julho, setembro e outubro de 2010.

POESIA É UM SANTO REMÉDIO - dois adesivos poéticos, no Centro de Oncologia da Unimed, no segundo andar da unidade do Shopping Total,  aplicados em junho de 2010.

ESCOLA POEMA - adesivo com poema de Alexandre Brito na sala dos professores da Escola Projeto, em frente à biblioteca, desde junho de 2010.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE FERNANDA DAVOGLIO - de 24 de abril a 31 de maio de 2010, no SindBancários, foram expostas 28 fotos de Fernanda Bigio Davoglio, que registrou iniciativas do primeiro ano do projeto, entre elas outdoors, busdoors e os bastidores das gravações dos documentários poéticos. Poetas nas fotos: José Eduardo Degrazia, Paula Taitelbaum, Celso Gutfreind, Diego Petrarca, Laís Chaffe, Augusto Franke Bier, Ricardo Silvestrin, Alexandre Brito. Também foram fotografados momentos em que o artista plástico Guilherme Moojen realizou aquarelas nas gravações de curtas do projeto, bem como bastidores e equipe.
 
FESTIPOA LITERÁRIA - exibição, no Instituto Cultural, de 20 minimetragens poéticos no dia 24 de abril de 2010, seguida de leitura de poemas com as participações de Berenice Sica Lamas, Everton Behenck, Guto Leite, José Antônio Silva, Laís Chaffe, Liana Timm e Wladimir Cazé.

POESIA É UM SANTO REMÉDIO - seis adesivos poéticos, um em cada loja da Unimed (os adesivos foram aplicados em setembro/outubro de 2009 e permanecem como parte da decoração das unidades).

20 busdoors (adesivos na parte de trás de ônibus) com arte de Orlando Bona Filho e versos de cinco poetas: Everton Behenck, João Angelo Salvadori, José Eduardo Degrazia, Laís Chaffe e Paulo Seben (circulação em Porto Alegre por um mês, a partir de 15 de abril de 2010).
Homenagem ao Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS) – aplicação de adesivo poético com o poema “Desmatamento”, de Luis Fernando Verissimo, na porta da entidade (março de 2010).

ESCOLA POEMA -  dez adesivos poéticos em painéis na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, desde  novembro de 2009.
Feira do livro 2009 – Sarau Cidade Poema na área infanto-juvenil (novembro), com as participações de Alexandre Brito, Christina Dias, José Antonio Silva, Laís Chaffe, Paulo Seben, Sidnei Schneider.
Feira do livro 2009 – oito adesivos com poemas de Alexandre Brito, Ana Mello, Augusto Franke Bier, Diego Petrarca, Laís Chaffe, Luis Augusto Junges Lopes e Lau Siqueira, ilustrados por Guilherme Moojen – aplicados na área infanto-juvenil da Feira (Cais do Porto), na entrada, na Casa do Pensamento e na biblioteca

Feira do livro 2009 – exibição de 20 minimetragens de 30 segundos durante a Padaria Cultural, atividade organizada por Christina Dias, no Território de Pasárgada.

Produção de 1000 magnetos (imãs de geladeira) com poema de Fernando Pessoa (setembro de 2009), que podem ser adquiridos pelo e-mail cidadepoema@cidadepoema.com (quantidade mínima: 20 unidades).

Exibição de 15 minimetragens de 30 segundos em todas as sessões das salas 1, 2 e 3 do Cinesystem, no Shopping Total, durante todo o mês de novembro de 2009.

Pré-estréia, na Alameda dos Escritores do Shopping Total, dos minimetragens poéticos dirigidos por Laís Chaffe.  

CARDÁPIO POÉTICO - performance de Deborah Finnochiaro na Alameda dos Escritores do Shopping Total.

14 adesivos com poemas nos elevadores do Shopping Total, ilustrados por Auracebio Pereira, o Aura.

8 adesivos com poemas nos espelhos dos banheiros do Shopping Total.

POESIA É UM SANTO REMÉDIO - seis adesivos poéticos, um em cada loja da Unimed (os adesivos foram aplicados em setembro/outubro de 2009 e permanecem como parte da decoração das unidades).

2 mil bolachas de chope com poemas, ilustrados por Bier, na Toca da Coruja (Lima e Silva - março).

Adesivos nas livrarias Letras & Companhia, Palavraria e Sapere Aude! (os adesivos foram aplicados em abril e maio de 2009 e permanecem decorando as livrarias).

30 busdoors circularam por 30 dias com 15 poemas de nove autores (abril/maio 2009).

25 outdoors ficaram expostos durante duas semanas em Porto Alegre, com poema de Celso Gutfreind e ilustração de Guilherme Moojen (abril de 2009).


Mais informações no http://www.cidadepoema.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário