terça-feira, 3 de maio de 2011

LITERATAS: Poesiando a literatura!

Nota do Editor: Eduardo Quive

Poético!
 
É facto que somos já lavradores da palavra, não no verdadeiro sentido, mas na lírica forma contemporânea de “Dizer, Fazer e Sentir a Literatura” com um intenso contributo do Movimento Literário Kuphaluxa em abrir este espaço onde os novatos convergem a sua criação.
 
Lembro-me do Msaho, na autêntica criação de Gulamo Khan e Raul Alves Calane da Silva, duas figuras que impulsionaram este grande espaço de revelação da palavra, a poesia que fazia dançar um público que se aglomerava no correcto do Tuduro, ali onde até hoje o público se encontra a lembrar as marcas deixadas por estes dois.
 
Infelizmente, Gulamo Khan, morera na tragédia que levou o primeiro presidente de Moçambique, Samora Machel e Calane da Silva, ainda vive connosco. Vive com e para a palavra. Ainda continua impulsionando, motivando e inspirando a juventude. O Kuphaluxa é o exemplo disso e a Revista Literatas é mais uma inspiração do Msaho do modo mais amplo de abrangência.
 
A nossa meta é o além. O além da poesia, o além da prosa, o além de todas as palavras, a literatura na sua maior expressão, com espaço principalmente para os novatos e para um inter conexão entre escrevedores e líricos desde aos mais jovens da literatura moçambicana, até aos mais nobres da lusofonia!
 
Agora somos uma comunidade de divulgação da literatura do mais poético modo de expressão. Somos uma página aberta para todos que querem entrar e somos um conjunto de mais de 3000 leitores, o que nos faz acreditar que somos literatos!
Quadro ilustrativo de visitas por país desde a nossa criação em Janeiro deste ano:

Moçambique
1 269
Brasil
618
Estados Unidos
270
Rússia
187
Portugal
79
Japão
39
Itália
37
Reino Unido
36
Coreia do Sul
29
Alemanha
28
 
A Revista Literatas, é “Dizer, Fazer e Sentir a Literatura. É poetizar a Literatura. Um espaço onde não se tem limites para a arte de escrita. Um lugar onde a Lua não alcança. Um espaço onde desde os poetas até aos contistas dos tempos de hoje se realizam e isto, devido ao empenho de cada um dos nossos colaboradores.
 
Já agora, não posso terminar este artigo que se pode chamar de editorial ou mesmo um conjunto de palavras de exaltação, que apesar de serem escritas pelo editor, resultam de vários comentários que temos recebido, desde Maputo até para além do continente negro, sem mencionar os países de que nos vem colaborações como: Brasil, Portugal, e com a presença da província do centro de Moçambique, Tete, para além de várias colaborações dentro de Maputo que nos fazem grandes, mesmo pequenos!
 
Outro assunto não menos importante de falar neste texto, é sobre a realização da IIª Feira do Livro de Maputo, uma evento onde se celebrou a palavra entre os dias 29 e 30 de Abril e 01 de Maio.
 
Curiosamente, dentre várias pessoas que visitaram o evento, vi músicos!
 
É verdade Roberto Chitsondso, Moreira Chonguiça, José Mucavele estavam lá! E outros músicos também. 
 
Esta foi uma particularidade que muito mostrou a diferença no que diz respeito a importância do livro, este que não só foi feito para literatas.
 
Outro facto não menos importante, foi o espaço dado aos novos autores, isto é autores emergentes como o caso dos integrantes do Movimento Literário Kuphaluxa, que foi o primeiro grupo em palco da feira para homenagear Malangatana Valente Ngwenha, artista de todas as artes, pintor-mor.
 
A homenagem ao poeta entre os poetas. O autor da Duas quadras para Rosa Xikwachula. O poeta vagabundo! Um exemplo de homem que viveu apenas da palavra, aos 5 de Fevereiro deste ano, Amim Nordine.

De facto esta edição, que é a segunda, da Feira do Livro de Maputo, foi para “Dizer, Fazer e Sentir a Literatura” e quanto a nós, o Grupo Culturando teve uma visão única ao decidir levar a vante esta iniciativa e está de parabéns a Naturalmente, a quem coube a produção deste evento. Nota 10.

com http://revistaliteratas.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Caro Jairo, fico feliz por ver este artigo publicado no seu canto confortável, onde as palavras tem espaço!
    Em nome do Movimento Literário Kuphaluxa e da Revista Literatas, agradeço por mais esta publicação!
    KANIMAMBO JAIRO!

    ResponderExcluir
  2. Este é um espaço sempre aberto para vocês, amigos.
    Estou sempre às ordens!

    ResponderExcluir