quinta-feira, 3 de março de 2011

O casamento entre blogs e literatura (parte I)

 O CAIXA BAIXA Wander Shirukaya levantou um tese interessante.
Acho que vale uma reflexão.

Este é o post de introdução para uma nova discussão. Vejo por minhas andanças na blogosfera que o número de pessoas que investe em usar a internet, no caso em especial os blogs, para produzir literatura só aumenta. Não raro encontramos blogs que têm sua proposta centrada apenas em divulgar esta literatura. O que discutiremos a partir deste post é como se dá essa relação entre blogs e literatura. Para já convidar o leitor à reflexão, pensem na liberdade de criação que temos a partir deste meio. Enfim, a democratização da literatura chegou! Olhem só que maravilha. Porém, nem tudo são flores, e o porquê é simplíssimo: não há quase nenhum critério de seleção do que aparece em nossa tela. Sendo assim, fica mais fácil encontrar má ou pseudo-literatura na internet do que aquilo que verdadeiramente buscávamos.
Você tem um blog desta linha? Conhece algum que visita sempre? Debatamos então.

3 comentários:

  1. Eita, q surpresa, Jairo! Realmente esse assunto dá pano pra manga. Assim q aparecerem mais comentários aqui retorno para discutir.
    Valeu.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Literatura é isso mesmo, boa e má se misturam, nas pratileiras, sejam em livrarias ou sebos. E na internet não é diferente. Que os leitores e críticos julguem cada qual aos seus critérios. Que os amigos exaltem, que as editoras publiquem. ou não.
    Na internet é assim, fragmentos, caos, acaso. Um link puxa outro link, num aliavo infinito de textos,imagens, que se perdem e se acham, sem um sentido ou lógica. Hipertexto, rede de textos.
    A internet não precisa de critérios.

    ResponderExcluir
  3. Isso pode levar a uma discussão antiga. O que é arte, afinal? Como podemos definir arte de não arte?
    Êita, isso dá uma tese de doutoramento.

    ResponderExcluir