segunda-feira, 21 de março de 2011

Procurador geral da UFPB lançará segundo livro de poesias


            Numa ação de parceria cultural, a Fundação Casa de José Américo (FCJA), órgão do Governo do Estado, une-se à Academia Paraibana de Filosofia para a sessão de lançamento do livro “A medida do possível (e outros poemas da aldeia)”, do Procurador Geral da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Francisco Gil Messias. 
          O evento ocorre no próximo dia 24/03, às 18h, no Auditório da Fundação, na orla do Cabo Branco – nº 3336. Na ocasião será apresentado pelo professor e escritor Chico Viana.
           O presidente da Fundação Casa de José Américo, Flávio Sátiro Fernandes Filho, enfatizou que a FCJA não apenas acolhe, mas concede todo apoio e infra-estrutura necessária para o apoio aos lançamentos de obras de autores paraibanos.
           O prefácio do livro é  assinado por Félix de Carvalho, que sintetiza o teor da obra convidando o leitor a “dar um passeio por essa aldeia. Ela começa nas reminiscências do autor sobre fatos e vivências de sua infância e vai se ampliando até atingir horizontes mais amplos. Na direção contrária, traz os problemas e conflitos de outras aldeias para dentro do seu mundo. Neste trajeto, existem as várias estações nas quais podemos descansar e refletir sobre nós mesmos, nossas atitudes, nossas relações e, por fim, sobre a sociedade em que vivemos”.
            Natural de João Pessoa, Francisco Gil Messias utiliza no livro ilustrações do arquiteto e artista plástico Sóter Carreiro, dos recantos históricos da “capital das acácias”, fazendo assim uma aclamação à sua terra natal. E neste aconchego de reminiscências dedica o livro à sua primeira professora: “Para Dona Laudicéia, que me ensinou o alfabeto e tornou tudo possível”, fazendo um trocadilho com o título do livro.
            Gil Messias é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFPB e mestre em Direito do Estado, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Exerce o cargo de procurador federal, do quadro de Advogacia-geral da União. É membro da Academia Paraibana de Filosofia e do Instituto de Estudos Kelsenianos. Exerceu o magistério no curso de Direito do Unipê e na Escola Superior de Magistratura da Paraíba. Publicou o livro “Olhares – poemas bisssextos”, além de trabalhos jurídicos em revistas especializadas. O livro tem o selo da Editora Idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário