segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ricardo Anísio lança mais um livro sobre música

Crítico e pesquisador de música popular na Paraíba e com reconhecimento de artistas consagrados da Música Popular Brasileira, além de autor do esgotado “MPB de A à Z”, o jornalista, radialista e poeta Ricardo Anísio está com mais uma obra concluída. Ele vai lançar o livro “Crônicas Musicais” nesta quarta-feira, dia 10 de novembro, às 19h, No Terraço Brasil – Cozinha e Arte, situado na Av. Cabo Branco,

Neste novo livro ele trata de discos, canções e artistas que marcaram a sua vida e de tantos outros brasileiros. “É uma coletânea de textos mais telúricos sem perder contato com o senso crítico”, define Anísio que já prepara uma nova obra e a reedição de seu esgotado “MPB de A a Z”.

Ricardo, que também é poeta e que produz e apresenta o programa “Arquivo MPB” todos os sábados na Rádio Tabajara FM (105.5) de João Pessoa (PB) das 16h às 18h, goza de um enorme respeito por parte de artistas entre os quais Geraldo Azevedo, Vital Farias, Elba Ramalho, Geraldo Vandré, Antônio Barros & Cecéu e do saudoso Sivuca (de quem teve a responsabilidade de escrever a apresentação do CD que o mestre gravou com o Quinteto Uirapuru) entre tantos outros.

Nesta nova obra Ricardo Anísio abre mão da crítica densa e por vezes radical, para falar sobre canções, artistas e discos, que marcaram a sua vida e os seus mais de 30 anos de jornalismo cultural. “Estamos diante de um jornalista dos mais imparciais e que mais tem contribuído com nós, artistas, seja elogiando seja apontando deficiências”, diz o poeta-compositor Jessier Quirino.

Além de jornalista, escritor e poeta Ricardo Anísio produziu discos de cantores como o baiano Xangai, do Quinteto da Paraíba e da cantora-compositora Cátia de França. “Minha ligação com a música e com a poesia são viscerais, porque entendo que uma completa a outra. Eu só comecei a escrever poemas depois que me deslumbrei com letras como as de Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc e Chico Buarque entre outros”, confessa.

“Esse livro é mais composto de textos que certamente tocarão os corações dos amantes da música, porque vai de Edith Piaf a Gal Costa, de Chico Buarque a Luiz Gonzaga, de Bob Dylan a Beatles etc. É diferente do 'MPB de A a Z' em que eu polemizei mais e fiz estudos mais profundos”, explica.

Escrevendo atualmente para os jornais A União e Contraponto, Anísio espera que essa faceta menos polemista seja também enriquecedora para os seus leitores e para os amantes da música em geral. “Claro que eu não sou uma unanimidade e nem pretendo, mas tento dar a minha parcela de contribuição”.



Com a Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário