segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Fórum Paraibano do Livro, Leitura e Bibliotecas terá início nesta segunda

O primeiro Fórum Paraibano do Livro, Leitura e Bibliotecas será aberto nesta segunda-feira (22), às 9h, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. O evento integra a programação do Salão Internacional do Livro da Paraíba e será encerrado na terça-feira.

Cerca de 300 pessoas, entre bibliotecários, autores, ilustradores, editores, livreiros, mediadores de leitura, pesquisadores, gestores,jornalistas, professores, estudantes e representantes de entidades, devem participar do Fórum, que acontece, na segunda e terça-feira, das 9h às 17h, com entrada franca.

A presidente da Associação Profissional dos Bibliotecários da Paraíba (APBPB), Jemima Marques de Oliveira, explicou que o principal objetivo do Fórum é discutir o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). “O PNLL delibera que cada estado e cada município elaborem os seus próprios planos, e são essas metas que estaremos discutindo, no âmbito estadual”, acrescentou.

Jemima afirmou que no primeiro semestre deste ano foi realizado, na Paraíba, um primeiro encontro para debater o Plano Estadual do Livro e Leitura, que resultou em várias ações visando zerar o número de municípios paraibanos sem bibliotecas. “Neste segundo momento vamos conhecer as experiências de pessoas que estão ou estiveram envolvidas em ações voltadas para o desenvolvimento da leitura”, ressaltou.

Durante o Fórum, segundo Jemima, serão coletados subsídios para a elaboração do Plano Estadual e, no final do evento, será elaborado um documento com as sugestões, para ser entregue ao governo do Estado, com vistas à implantação do PELL. “A expectativa é de que sairemos daqui com propostas consistentes, de modo a agilizarmos a concretização final do projeto”, comentou.

Serviço
Evento: I Salão Internacional do Livro da Paraíba
Data: 20 a 28 de novembro de 2010
Horário: Das 10h às 22h
Local: Fundação Espaço Cultural da Paraíba
Entrada: Grátis

FONTE: Com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário