sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Mercado editorial amplia ações no exterior

O Projeto Brazilian Publishers, convênio entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) irá ampliar suas ações para Moçambique, Angola e Estados Unidos.

Entre as atividades previstas para 2011 estão a realização de missões comerciais internacionais, pesquisas de mercado-alvo no exterior, consultoria e treinamento para atuação em outros países. Os segmentos editoriais envolvidos são: livros infantis, religiosos, obras gerais e científicos, técnicos e profissionais (CTP).

O primeiro evento com a participação de editoras brasileiras por meio do Projeto Brazilian Publishers será a Feira do Livro de Gastronomia e do Vinho de Paris (França). Depois, a missão segue para Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália). Ambos os eventos acontecem no mês de março.

Em abril, o Projeto Brazilian Publishers realiza missão comercial inédita em Angola. E em maio, promove no Brasil o Brazilian Publishers Experience – Comprador, com rodadas de negócios entre compradores estrangeiros convidados e exportadores de produtos editoriais.

No mês de junho, editores brasileiros participam pela primeira vez da conferência e feira da American Library Association (ALA), em Nova Orleans (Estados Unidos). Em julho acontece Brazilian Publishers  Experience – Imagem,  com a presença de jornalistas internacionais convidados a conhecer o mercado nacional de livros. E em setembro, acontece mais uma missão comercial inédita, em Moçambique.

As tradicionais Feira do Livro de Frankfurt, em outubro, e Feira Internacional do livro de Guadalajara, em novembro, concluem a extensa programação das ações comerciais no exterior do Projeto Brazilian Publishers. Nessas duas feiras, mais a de Bolonha, as vendas com direitos autorais das editoras do Brasil alcançaram quase R$ 2 milhões nos últimos dois anos.

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