domingo, 27 de fevereiro de 2011

Galeria Augusto dos Anjos

Reproduzo matéria do site http://www.pbagora.com.br/
Na certeza de que dias melhores virão para o espaço.

DESCASO: JP ‘vira as costas’ ao paraibano do século; galeria Augusto dos Anjos está em ruinas

DESCASO: JP ‘vira as costas’ ao paraibano do século; galeria Augusto dos Anjos está em ruinas DESCASO: João Pessoa vira as costas ao ‘paraibano do século’; galeria que leva nome do poeta Augusto dos Anjos é a imagem vergonhosa do abandono

Há muito mora na consciência dos brasileiros a certeza que apenas depois de morto é que uma personalidade alcança enfim o reconhecimento merecido. Apesar da lastimável constatação, aqui em João Pessoa nem mesmo depois de morto um dos maiores nomes da cultura paraibana consegue ser reverenciado à altura do que representou para o Estado.

Mesmo escolhido em votação popular como “O paraibano do século”, uma das poucas homenagens prestadas na Capital a esse intelectual hoje se encontra em completa ruína: trata-se da histórica galeria “Augusto dos Anjos”.

Por uma infeliz coincidência, o busto do valoroso escritor paraibano (que também padece no abandono) “observa” à sua frente uma grandiosa reforma feita recentemente no calçadão da Duque de Caxias, enquanto parece envergonhado com a imagem grotesca às suas costas.

Em uma passagem que mais lembra um “beco sujo”, a galeria Augusto dos Anjos de longe pode ser tida hoje como um cartão postal da Capital. Apesar de condecorada com o nome de uma das maiores personalidades já nascidas em terras paraibanas (inclusive exaltado mundialmente), a galeria é o retrato vivo do abandono do Poder Público: paredes repletas de lodo, lixo pelos cantos e um calçadão que mais lembra uma colcha de retalhos das mais imundas, montam o panorama triste do histórico lugar.

“A Prefeitura olhou para o ponto de Cem Reis e esqueceu, embaixo de seu nariz, da nossa galeria”, disse o funcionário público aposentado, Antônio Gomes.

Quem também se queixou da degradante situação que se encontra a galeria foi o jovem comerciário Felipe Silva, que, como milhares de pessoenses, costuma passar pelo local todos os dias.

“Dá a impressão que Augusto dos Anjos não foi nada. Isso aqui não parece uma homenagem, parece um castigo”, desabafou Silva.

Nascida no Rio de Janeiro, mas residente em João Pessoa há 22 anos, a senhora Maria do Carmo também lamentou a falta de estrutura pública que oferece o lugar. Segundo a aposentada, João Pessoa passa uma péssima impressão ao resto do Brasil pelo mau tratamento que presta ao “paraibano do século”.

“A prefeitura tem que reformar esse lugar por uma questão de honra. Não deve ser tão caro. Caro mesmo deve ser um turista olhar para o busto de Augusto dos Anjos e medir a importância que o povo dá a ele olhando para esse lixo aqui”, afirmou Maria do Carmo.


Luis Alberto Guedes

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário