segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

I Jornada de Estudo Internacional começa nesta segunda em Campina Grande

    

 
 
Começa hoje, ás 9:30 da manhã, no Centro de Cultura e Artes da Universidade Estadual da Paraíba, no Auditório do Antigo Museu de Artes Assis Chateaubriand, em Campina Grande, Paraíba, a abertura da I Jornada de Estudo Internacional.
A conferência inicial, intitulada: “Literatura de Cordel: poetas entre dois mundos” será apresentada pela professora Dra. Ria Lemaire, francesa e uma das maiores especialistas em literatura oral no mundo. Logo após a conferência, ás 10:30, haverá uma mesa especial sobre O Universo de Lourdes Ramalho.
Com a temática: Poéticas da oralidade: re-invenções e re-escrituras, a jornada tem como objetivo propor um espaço de discussão sobre novos suportes e linguagens que dispõe hoje a literatura de cordel, o teatro popular, entre outras poéticas, questionando sempre o discurso acadêmico, um dos responsáveis pela exclusão destas mesmas expressões.
Para isso, nas próximas segunda e terça (dias 7 e 8 de Fevereiro), sempre das 9 ás 18:30 horas, haverá uma série de conferências, mesas redondas, apresentações musicais, exposições de cordéis e xilogravuras, contando sempre com alguns dos principais nomes na área da poética popular no Nordeste.
Além de Ria Lemaire, professora da Universidade Poitiers (França), estarão compondo as atividades da Jornada nomes como a dramaturga Lourdes Ramalho; músicos como Socorro Lira, Uxta Senlle e Jorge Ribas; pesquisadores como Diógenes Maciel, Roberto Benjamin, Rosilene de Melo; poetas como Manuel Monteiro, José Alves Sobrinho e Marcelo Soares, entre outros. 
A realização é da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a promoção da Biblioteca Atila Almeida. A Coordenação Geral da Jornada ficou a cargo da professora Joseilda Sousa Diniz.
 
Com Bruno Gaudêncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário