quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Fundação Casa de José Américo inaugura biblioteca e sala de multimídia

A Fundação Casa de José Américo inaugura, nesta quarta-feira (22), às 17h, mais dois ambientes no Museu Casa de José Américo: a biblioteca e a sala de multimídia. Na ocasião, será aberta uma exposição fotográfica composta por 30 fotos inéditas de José Américo como homem público.

A casa de José Américo foi transformada em Museu em 1982 e conserva as mesmas características de quando o escritor residia nela, com mobiliário da época, obras de arte, objetos de uso pessoal, comendas, assim como a biblioteca e o arquivo fotográfico.

Com a reforma, os visitantes terão acesso a uma biblioteca com acervo todo catalogado, contendo obras do próprio José Américo e de outros autores, bem como de livros doados. Foram catalogadas mais de 1000 obras, das quais 150 obras raras.

A exemplo do Dicionário de Filosofia Volumes 1 e 2, de Orris Soares; Dicionário da Língua Portuguesa Tomo 1 e 2, do século XIX (de 1877 e 1878, respectivamente); a primeira edição fac-similada de Os Lusíadas, de Camões (século XVI) e de Dom Quixote (século XVII); a primeira edição de Elementos da Bibliofilia, de Antônio Houaiss; e um incunábulo – obra do tempo da invenção da imprensa – que cobre o período da Bíblia de 1453 a 1499.

Na sala de multimídia, os visitantes poderão assistir vários vídeos referentes à vida e obra de José Américo, além do filme “O Homem de Areia”, do cineasta paraibano Wladimir de Carvalho, com entrevistas ao vivo do escritor e ainda uma coleção de vídeos sobre a cultura nordestina.

A Fundação Casa de José Américo dedica-se a promover a publicação sistemática da obra de José Américo e de sua crítica e interpretação, assim como a realização de estudos científicos, artísticos e literários.

Mantém os arquivos, o museu e a biblioteca acessíveis ao uso e consulta públicos; e cuida da promoção de estudos, conferências, reuniões ou prêmios que visem à difusão da cultura e da pesquisa, organizando, igualmente, estudos e cursos sobre assuntos políticos, jurídicos, econômicos, literários ou outros, relacionados com a vida e a obra de José Américo, e aspectos pertinentes ao regionalismo nordestino.
 
Com Secom PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário