quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ariano em Taperoá

Lar, doce lar


Por: TIAGO GERMANO



Na esteira dos 40 anos do Movimento Armorial e da notícia que, no próximo ano, finalmente romperá um hiato de mais de uma década sem novos livros, Ariano Suassuna volta à Taperoá de sua infância para abrir a primeira edição do seminário Cariri Paraibano: Território Articulado como Espaço de Cultura, Desenvolvimento e Cidadania hoje, às 10h, no auditório da Unidade Leiga do Trabalho (ULT). O seminário ocorre em paralelo ao Festival Cariri Mostra Artes do Povo e ao Encontro de Pontos de Cultura da Paraíba, eventos que mobilizam a cidade de Taperoá até o domingo.

Ariano anunciou para o primeiro semestre de 2011 a publicação do romance O Jumento Sedutor pela editora José Olympio, que vem abastecendo as livrarias com alguns títulos do escritor. O romance integra um projeto mais extenso que, segundo ele, terá pelo menos mais três partes. A longa gestação justifica-se: caudaloso, Ariano ainda trabalha com o perfeccionismo bafejando em cima dos seus ombros. O novo livro é também minuciosamente ilustrado pelo mestre armorial.

De resto, o roteiro de sua palestra incluirá, claro, suas tergiversações clássicas: a pouca afeição às viagens longas; sua antipatia por ícones americanos como Mickey Mouse, Michael Jackson e Madonna; sua aversão pelo funk carioca e os tantos contos e causos que o consagraram em entrevistas, fazendo pulular em sua mesa convites para aulas-espetáculo ao redor do País.

O evento contará, ainda, com a presença do jornalista Francisco José, repórter e apresentador da TV Globo, que apresenta um painel sobre comunicação e cultura hoje à tarde, às 15h; Frederico Lustosa, professor da Universidade Federal Fluminense, é outro painelista confirmado para esta tarde. Além dos painéis e palestras, a programação dos quatro dias ainda traz uma exposição que exibe peças de artesanato, xilogravura e cordel de artistas da região.

Compondo as atrações do Festival Cariri Mostra Arte do Povo, serão realizados o Encontro de Mestres de Cultura e o Encontro de Grupos Folclóricos, Repentistas, Violeiros e Trios de Forró. Um cenário eferverscente armado pelos conterrâneos para receber Ariano numa Taperoá que ele consagrou nas páginas de seus romances.

Nenhum comentário:

Postar um comentário