sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Novela de Gonzaga Rodrigues será lançada hoje


Por José Nunes

O jornalista Gonzaga Rodrigues vai lançar hoje, dia 30, a novela “Retrato de Memória”, no Teatro Santa Inez, em Alagoa Grande, às 17h00, numa promoção da Academia Paraibana de Letras, Associação Paraibana de Imprensa e da prefeitura municipal.

Lançada originalmente no ano de 2005, juntamente com outras histórias no mesmo volume, a presente edição consta de “Retrato de Memória”  separadamente, o que permite uma visão geral desta história que o jornalista Luis Augusto Crispim considerou como sendo o verdadeiro “conceito de universalidade da ficção nordestina”.

Cronista consagrado por sua força criativa e forma telúrica como aborda seus temas, Gonzaga Rodrigues tem mais de seis décadas de atuação na imprensa da Paraíba, ocupou os mais diferentes cargos em jornais, desde repórter, passando por redator, editor e cargo de direção. Integrante da Academia Paraibana de Letras, também foi presidente da Associação Paraibana de Imprensa e recebeu, no ano de 2009, o titulo de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba.

Já publicou vários livros de crônicas, com destaque para “Notas do Meu Lugar”, no ano de 1978, recebido com elogios pela critica e foi a sua consagração como cronista mais importante da Paraíba, em todos os tempos.  “Café Alvear”, lançado em 2003, é outra publicação que se destaca. Sobre o conjunto da obra deste jornalista, a professora Ângela Bezerra de Castro, também integrante da Academia Paraibana de Letras, afirma que “Gonzaga redimensiona a crônica e imprime a suas memórias o sabor, a leveza, a emoção do gênero que o consagrou”.

Sobre “Retrato de Memória”, Luiz Augusto Crispim afirmou após a leitura dos originais: “O mínimo que se pode dizer desta obra romanceada de Gonzaga Rodrigues é que servirá de marco divisor definitivo da expressão literária do homem nordestino”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário