quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Bienal do Livro Rio começa hoje


XV Bienal do Livro Rio 

Por Luiz Fernando Cardoso 

Ocorre entre os dias 1 e 11 de setembro, no Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro, RJ), a 15ª edição da Bienal do Livro Rio.  Iniciativa do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) em parceria com a Fagga | GL events, a Bienal irá ocupar uma área de 55 mil metros quadrados e reúne 950 expositores.

Na programação do evento, o público conta com debates e bate-papos, além de atividades recreativas para promover a leitura.

O Café Literário traz debates em clima de descontração para aproximar autores e leitores. Com curadoria do escritor e crítico Ítalo Moriconi, a atração trará duas novidades: o Sarau Poético e o Debateboca. No primeiro, poetas jovens e veteranos trazem a tradição da leitura de poemas para a Bienal. Já o segundo, é um “bate-pronto” de pergunta e resposta.

Com a curadoria da jornalista Sonia Biondo, o Mulher e Ponto traz bate-papos entre escritoras que retratam em suas obras temas de interesse feminino e personalidades desse universo. O diretor teatral Gabriel Vilella comanda o Livro em Cena, em que personagens célebres criam vida por meio de leituras realizadas por alguns dos atores mais populares do Brasil.

Os jovens terão oportunidade de se encontrar com seus autores favoritos no Encontros com Autores e na Conexão Jovem. As crianças também têm o seu espaço. Com curadoria de João Alegria e cenografia da agência Pândega, a Maré de Livros é uma área lúdica e interativa na qual os espaços, e os pais, poderão se divertir no território das palavras. Há também a Biblioteca Mirim, com obras dirigidas ao público infanto-juvenil e sessões diárias de contação de histórias.

Além de 150 autores nacionais, fazem parte da programação os seguintes convidados internacionais: Abraham Verghese, Alejandro Guillermo Roemmers, Alyson Noël, Amitav Ghosh, Anne Rice, Audrey Niffenegger, Gonçalo M. Tavares, Deborah Harkness, Hilary Duff, Jean Marie Blas de Roblès, Kim Edwards, Lauren Kate, Leonard Mlodinow, Lisa Sanders, Marc Levy, Michael Connelly, Pepetela, Patricia Schultz, Steven Carter, Scott Turow e William P. Young.

Os ingressos custam R$ 12,00 (meia entrada: R$ 6,00). Professores têm entrada gratuita.

Para maiores informações e a programação completa, visite o site da Bienal do Livro Rio (www.bienaldolivro.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário