sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mapa Online da Literatura

Por Thiago Venanzoni
Nem só de música vive a tecnologia. Se há tempos o avanço tecnológico alterou de vez a música, não só o que diz respeito ao lado comercial e mercadológico da arte, mas também à estrutura das canções, por conta de novos instrumentos e sons que surgiram a partir da tecnologia, agora é a vez da literatura ter sua rotina alterada.
Com a criação de plataformas que se adequam bem às páginas de um livro, como o Kindle e o iPad, o número de ideias criativas aumentou dentro da arte, a exemplo do que fez a Push Pop Press, editora virtual dos EUA, com o novo livro do político Al Gore. Além dos textos, o leitor pode assistir a um documentário complementar ao conteúdo do livro e ainda interagir com o autor e outros leitores, por meio de comentários e sugestões. Fora esse exemplo, já é possível presenciar alguns movimentos dentro da literatura que se apropriam de ferramentas tecnológicas, como acontece com a Twitteratura e a Nanoliteratura. Sem falar dos blogs, que há tempos são usados por aspirantes a literatos como forma de divulgação e prática da escrita.

Outra boa ideia, que alia tecnologia e literatura, é a Rota Fora do Eixo Letras (RotaFEL), organizado pelo coletivo brasileiro Fora do Eixo por todo país e pelo mundo – já que tem um foco criativo na cidade de Ponta Delgada, em Portugal. Em linhas gerais, o projeto é uma compilação de produções literárias com um ponto em comum: a narrativa tem que ter como cenário sempre a cidade do autor. Depois de feitos, os textos são linkados no Google Maps e formam um percurso virtual, conectando os autores como em uma viagem.

Assim como ocorre com os outros movimentos citados anteriormente, a RotaFEL não está muito interessada em saber qual o gênero, temática ou conceito o autor irá utilizar, deixando-o livre para falar da sua cidade da forma que quiser. A liberdade na escrita, característica marcante da literatura pós-moderna, é também incorporada por essa nova onda da literatura virtual, contemporânea, que, até onde sabemos, parece estar só no começo.
Para ter um texto publicado na RotaFEL é preciso enviá-lo para o e-mail da Fora do Eixo Letras: foradoeixoletras@gmail.com.


do blog http://www.thecreatorsproject.com/pt-br/authors/thiago-venanzoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário