sábado, 2 de julho de 2011

A Princesa e o Poeta


Hoje é aniversário de Amanda Paiva, a menina que edita o http://www.amanda-paiva.blogspot.com/ e é autora do conto O  Taxidermista. Quando Romoaldo me mostrou o texto, fiquei impressionado com a capacidade narrativa de Amanda. Para quem não conhece,  Romoaldo é uma figura emblemática, ele alterna uma sensibilidade artística aguçada com a brutalidade  típica dos Hamurabis Neandertalis. No entanto, quando fala de Amanda se derrete todo.

Foi assim, por Romoaldo, que aprendi a admirar Amanda, depois gostar e hoje adoro a menina dos olhos de ébano.

O poema abaixo é um presente para ela. Ele conta a história do amor entre um poeta e uma princesa que moram em reinos distantes. Eles vivem de dizer adeus e morrer de saudade. Triste como toda história de amor, mas cheia de sorrisos, flores e goiabas divididas.

PS: Mifô, cuide bem da menina, viu? Em Sapé, a gente mata, bebe o sangue e ainda come a orelha com farinha de quem pisa na bola.
 

A princesa e o poeta
Para Amanda e Mifô
Ela era feliz
por ter um poeta,
sentia-se completa.
Tinha não só
poemas dedicados,
mas um poeta inteiro
com coração de pedra
e olhos de tinteiro.

Ela era feliz
por ter um poeta,
sentia-se completa.
E o poeta pela metade,
pois via na Amada
um amor que não lhe cabe.

Poetas são assim,
nunca são completos,
e o pior, estão sempre
dizendo adeus.

7 comentários:

  1. Que lindo, fiquei bestinha aqui, haha! Valeu pelos elogios, ajudas, sorrisos e o apoio que você me dá sempre, você e Romoaldo são meus mestres, em quem eu me inspiro, e mesmo sendo de longe nossa amizade, eu te considero e admiro demais. Agradeço por ter conhecido vocês, e tenham certeza que no meu 16° ano vocês foram importantes responsáveis no meu aprendizado de vida e de literatura, e que nesse meu 17° ano estejamos cada vez mais juntos e aprendendo.
    Gosto demais de tu, poeta. E mais uma vez brigada pela consideração. Beijos pra Beatriz. rs

    ResponderExcluir
  2. Via Twitter:

    @ferjimenez - Madrid

    Jairo,eu nao consigo comentar no seu blog, já fui várias vezes, mas nao entra o comentários, adorei o post p/ Amanda,lindo!

    ResponderExcluir
  3. Amanda,

    Eu é que agradeço. Você renova nossas esperanças nesse povo que tá chegando e vai tomar nosso lugar.
    Saúde, paz e poesia!

    ResponderExcluir
  4. A temática tá boa (nao excelente) mas as idas e vidas do ritmo deixam ele bastante interessante e legal (será q são elas as idas/ vindqas do poreta em questão?). Bm legal. Parabens a boyzinha.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. É por aí mesmo, Wander.
    valeu pela visita.
    abraço!

    ResponderExcluir
  6. Poeta, tô nesse momento ao lado dela, lendo seu... quer dizer, nosso poema rs. Gostei muito, ficou um belo poema, como não poderia deixa de ser. Quanto a cuidar da minha princesa, pode deixar... tenho amor à minha orelhinha...

    Abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  7. Mifô,

    bacana vocês lerem juntos, tendo em vista, que o poema é dedicado aos dois.
    Cuide bem mesmo de nossa menina. Você tirou a sorte grande.
    abraço

    ResponderExcluir