segunda-feira, 18 de julho de 2011

Concurso da revista Granta

Os melhores jovens escritores brasileiros


A revista Granta em portugu�s, publicada no Brasil pelo selo Alfaguara, da Editora Objetiva, iniciou o processo de sele��o para lan�ar, em julho de 2012, uma edi��o especial com Os Melhores Jovens Escritores Brasileiros.

A edi��o segue tradi��o consagrada pela Granta inglesa. Desde 1983, a cada dez anos Granta publica um n�mero intitulado Os Melhores Jovens Escritores Brit�nicos. Estas colet�neas revelaram autores vibrantes, originais, que definiram novos rumos para a literatura inglesa. O mesmo conceito e formato seriam repetidos em 1996 e 2006 em edi��es de Os Melhores Jovens Escritores Norte-Americanos e, em 2010, com Os Melhores Jovens Escritores em L�ngua Espanhola.

Agora, Alfaguara e Granta em portugu�s anunciam o primeiro n�mero de Os Melhores Jovens Escritores Brasileiros. Para compor este primeiro n�mero, ser�o considerados escritores com menos de 40 anos de idade, que tenham publicado ou assinado contrato para publicar obra de fic��o.

Para se inscrever, � preciso enviar � revista um conto ou trecho de romance, in�ditos. N�o ser�o considerados textos de n�o fic��o, ensaio ou poesia. As inscri��es, abertas em 10 de julho de 2011, ser�o encerradas em 30 de setembro de 2011.

Os textos inscritos ser�o avaliados por uma comiss�o de sete jurados, composta por quatro profissionais de renome no cen�rio da literatura brasileira, dois editores de Granta em portugu�s e um jurado selecionado em conjunto pelos editores da Granta inglesa e brasileira. A edi��o Os Melhores Jovens Escritores Brasileiros ser� publicada em outubro de 2012 por Granta no Reino Unido e, em 2013, nos pa�ses de l�ngua espanhola.

Granta � hoje a revista liter�ria mais c�lebre e influente de l�ngua inglesa. Lan�ada quatro vezes ao ano, tem uma tiragem m�dia de 70 mil exemplares distribu�dos no Reino Unido e nos Estados Unidos, e 45 mil assinantes em todo o mundo. Cada edi��o re�ne textos in�ditos de fic��o e n�o fic��o, como contos, trechos de romances, relatos pessoais e jornalismo liter�rio.

Ao longo dos anos, Granta se estabeleceu como uma revista que lan�a novos autores, al�m de publicar textos de nomes j� consagrados, como Saul Bellow, Julian Barnes, Edmund White, Mario Vargas Llosa, Joyce Carol Oates, Gabriel Garc�a M�rquez, Milan Kundera, Raymond Carver e Paul Theroux. Publicou tamb�m algumas das reportagens mais marcantes do jornalismo contempor�neo. A revista foi fundada em 1889 por alunos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e batizada de The Granta, nome do rio que banha a cidade. A inten��o era publicar um peri�dico sobre pol�tica universit�ria, pol�micas estudantis e textos liter�rios. Em 1979, ap�s uma reformula��o completa da revista, ela adquiriu o formato e o estilo que mant�m at� hoje.

Veja o edital completo  aqui

7 comentários:

  1. Muito interessante essa notícia, Jairo! Que mais e mais brasileiros se tornem conhecidos mundo afora. Basta somente de Paulo Coelho!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Maíra.
    Tem muito talento esperando por uma oportunidade.
    Os concursos ajudam muito nisso.
    abraço
    e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Pena que a publicação de ficção em livro impresso seja requisito para inscrição...

    ResponderExcluir
  4. Verdade, poeta.
    Barra um monte de gente boa, inédita em livro impresso.

    ResponderExcluir
  5. Notícias vindas de uma fonte confiável dizem que antes de tudo serão julgados os currículos, se esses não forem de boa estatura, nem chegarão a ler os originais, ou seja, serão sempre os mesmos nomes de sempre.

    ResponderExcluir
  6. Será um jogo de cartas marcadas, uma oportunidade para os editores divulgarem seus jovens escritores no exterior. Em entrevista a revista Epoca, o editor Marcelo Ferroni e um dos jurados advertiu logo: "vamos avaliar a produção anterior dos inscritos..." Mas o edital do concurso nao fala sobre isso e sim que o que seria avaliado seria o texto inédito enviado.

    ResponderExcluir
  7. Uma pena, anônimo.
    acho que os concursos são uma boa forma para descoberta de talentos.

    ResponderExcluir