quinta-feira, 15 de março de 2012

UFPB e APL unidos para descobrir novos escritores

Parceria possibilita edição de autores de poesia e literatura

A UFPB e Academia Paraibana de Letras firmaram acordo para descobrir novos talentos literários e poéticos paraibanos; os livros sairão pela Editora Universitária e a primeira série literária resultante dessa parceria terá o nome do jornalista, cronista e escritor Luiz Agusto Crispim, ex-presidente da APL, integrando a Coleção de Novos Autores Paraibanos

Durante reunião conjunta do Conselho Superior Universitário (Consuni) e do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Academia Paraibana de Letras (APL) assinaram um protocolo de parceria. O objetivo é possibilitar que as duas instituições descubram novos talentos literários e poéticos paraibanos, para que suas obras sejam editadas numa Coleção de Novos Autores Paraibanos.
A informação foi prestada pelo assessor de imprensa da UFPB, Luiz Eduardo Teixeira de Carvalho, ao resumir o resultado da reunião conjunta do Consepe e Consuni. Segundo ele, a primeira série literária resultante dessa parceria terá o nome do jornalista, cronista e escritor paraibano Luiz Augusto Crispim, ex-presidente da Academia Paraibana de Letras e já falecido.

O protocolo foi assinado, durante a reunião, pelo reitor da Universidade Federal da Paraíba, Rômulo Polari, e o jornalista Gonzaga Rodrigues, que representou o presidente da Academia Paraibana de Letras, Juarez Farias. Os livros dos escritores escolhidos serão publicados pela Editora da UFPB.

Uma comissão especial, formada por três representantes da UFPB e três da Academia Paraibana de Letras, será formada para buscar descobrir novos valores literários do Estado, que serão selecionados para compor a coleção de novos autores “Luiz Augusto Crispim”.
A coleção Luiz Augusto Crispim, segundo prevê o projeto, será apenas a primeira de uma série de coleções de novos autores da Paraíba. O objetivo é divulgar e estimular novos talentos da poesia e da literatura paraibanos, como também incentivar a produção.
Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário