segunda-feira, 12 de março de 2012

API promove feira de livros de associados e homenageia livreiro

 
            
A Associação Paraibana de Imprensa irá promover, no próximo dia 14, no “Sebo Cultural”, a abertura da 1a Feira de Livros da API, a “1a Felipa”, envolvendo autores que sejam sócios da entidade, cujos trabalhos, recentes ou antigos, representem um panorama aproximado da produção literária, poética, jornalística ou ensaística contemporânea. Dezenas de títulos, a preços promocionais, estarão disponíveis aos leitores até o dia 31, com vendagem totalmente revertida para as obras de restauração da API, em andamento.
            
Aos recentes trabalhos lançados pelos sócios José Octávio de Arruda Melo, Fernando Moura, Carlos Aranha, Silvio Osias, Linaldo Guedes, Astier Basílio, Nelson Coelho, Abelardo Jurema Filho, Tião Lucena, Lucas Vieira,  entre outros, de temáticas jornalísticas ou não, serão incorporados edições mais antigas, de autores como Sitônio Pinto, Gonzaga Rodrigues, Marcos Tavares, José Nunes e de outros filiados que ainda deverão se incorporar ao movimento, podendo fazer doações de obras diretamente na sede da entidade, no horário comercial, até o dia 9 de março. Todos os autores estão sendo convidados para a solenidade de abertura, a partir das 15h00, no “Sebo Cultural”, participando de uma tarde coletiva de autógrafos.
           
 Ás vésperas de completar 79 anos de fundação, a sede da Associação Paraibana de Imprensa passa, no momento, por ampla reforma estrutural, devendo ser entregue aos sócios em setembro, quando aniversaria. “Com o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Cerâmica Elizabeth, TV Cabo Branco, TV Tambaú, Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Construtora Everest e Pizzaria Capitão Farinha estamos conseguindo realizar uma completa restauração física, elétrica, hidráulica e logística no prédio da API, para podermos disponibilizar instalações mais modernas, funcionais e higiênicas, com espaços, serviços e atrativos que garantam a frequência dos associados com conforto e segurança”, informa a presidenta da entidade, a jornalista Marcela Sitônio.
            
Segundo a dirigente, a ideia da 1a Feira de Livros da API partiu dos próprios sócios, como forma de colaborar com as necessidades financeiras urgentes da entidade que, depois da reforma assegurada, necessitará de recursos para mobiliar e equipar os ambientes modernizados. “Além do evento cultural, que pretendemos repetir anualmente, a “1a  Felipa” tem também o caráter de campanha de arrecadação de fundos, revertidos totalmente na estrutura organizacional da sede”, destaca Marcela.
            
A data do evento foi escolhida para vincular a feira aos profissionais que ajudam, na ponta, os autores na massificação de suas obras: os vendedores de livros. No “Dia do Livreiro”, em 14 de março, a API aproveitará para homenagear um dos mais ativos, longevos e integrados empresários do ramo, “seu” Luiz, da “Livraria do Luiz”. Na ocasião, o livreiro será lembrado com a entrega de uma placa, para ser afixada no dia do encerramento da feira, em 31 de março, no tradicional estabelecimento, na Galeria Augusto dos Anjos, entre a Duque de Caxias e Praça 1817. No texto principal, a livraria é apontada pela API como “Patrimônio Cultural da Cidade”. Jornalistas, professores, pesquisadores, estudantes, bibliófilos e o público em geral serão convidados a frequentar a “1a Felipa”, prestigiar os autores, adquirir boas obras e ajudar a entidade. “Com espírito coletivo, todos sairemos ganhando”, reforça Marcela Sitônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário