terça-feira, 20 de março de 2012

Publique aquele livro guardado na gaveta ou arquivado no computador sem gastar

 

Publique seu livro sem gastar nada com isso. (Foto: Thinkstock)Se você tem um romance que nunca saiu da gaveta, um trabalho de conclusão de curso esquecido na biblioteca da faculdade ou uma coletânea de poesias arquivada no computador porque sempre faltou dinheiro para publicá-los, chegou a hora de transformá-los em livros e colocá-los à venda sem precisar gastar um centavo por isso.


Inspirado nos sites estrangeiros lulu.com e bubok.com, o portal PerSe auxilia autores independentes a publicarem gratuitamente seus livros, direto pela Internet, sem intermediação. Depois que o livro estiver pronto, o autor define quanto quer ganhar de royalties e pode colocar a versão impressa e o eBooks à venda na livraria eletrônica do PerSe, que também tem parceria com outras seis lojas online (Distribuidora Xeriph, Nuvem de Livros, iba, Livraria Cultura, Amazon e Google Books).

A remuneração do PerSe é 25% do valor que o autor definir como “sua remuneração”, com um piso mínimo de R$1,00. O diretor-geral da PerSe, Antonio Hércules Junior, comemora o sucesso do portal, que foi inaugurado em maio do ano passado e já soma 350 livros publicados. “A demanda só tem aumentado. Em fevereiro, por exemplo, publicamos 50 obras”.

 

Capa do livro 'Pra Vida Toda'. (Foto: Divulgação) 

Para Fernanda Meireles, que tem dois romances publicados pela PerSe (“Vida Após o Amor” e “Pra Vida Toda”), canais de publicação independente como esse são fundamentais aos autores que buscam uma oportunidade no meio editorial. “Começar é sempre o mais difícil, ainda mais quando temos que provar nosso valor não só aos futuros leitores, mas principalmente às editoras. As recusas e descrenças são inevitáveis e muitas vezes desestimulantes”, desabafa.

Dos cinco livros publicados por Donnefar Skedar, quatro deles estão disponíveis na PerSe: “Terror Mental”, “Kristendat City - O Orbetite”, “14” e “O Horror da Minha Mente”. “Descobri o PerSe através de pesquisas sobre sites que faziam publicação gratuita de livros em vários formatos e que utilizavam vários tipos de papéis”, conta o escritor independente. “É indiferente dizer se lucro muito ou pouco com os livros. O importante é publicá-los, ver a satisfação de quem os compra, a qualidade do material e o retorno que vem com nosso próprio suor. Acho que é essa é a melhor forma para quem quer ter seu próprio negócio ou para quem não consegue chegar nem na metade do caminho de ser um escritor famoso”, acrescenta.

Um dos pontos mais importantes desse processo para João Calazans, autor de “Dúvidas & Desejos”, é não ficar dependente de nenhuma editora e se beneficiar com a gratuidade do serviço, mesmo motivo que chamou a atenção da psicóloga e escritora Regina Araújo. “Estava muito descontente com vários orçamentos e acabei engavetando várias obras, até receber resultados positivos de vários concursos que tinha participado. Foi aí que decidi encontrar outra editora e descobri a PerSe. “Hoje, já consegui vender meus livros até em Portugal, Espanha e Suíça”.

Os direitos sobre a obra ficam exclusivamente com o autor e ainda existe a possibilidade de disponibilizar a versão eletrônica, o eBook, para download gratuito. “Para mim, este tipo de publicação é uma das melhores formas de se construir uma cultura digital e de levar os livros a inúmeros lugares, que antes não se poderia alcançar. Fiquei feliz ao ver meu livro sendo vendido no Amazon e ainda mais feliz quando os livros impressos chegaram aqui em casa e vi que a qualidade gráfica também é boa”, comenta Patrick Raymundo de Moraes, autor de mais de 31 livros.

"Eu acho que esse estímulo, essa divulgação e a projeção do livro pela PerSe passa a ser mútuo: somos parceiros em prol da leitura e da divulgação de pessoas que querem ser reconhecidas valendo-se das letras(que não são completamente digitalizadas). São também folheadas", comenta Geórgia Freitas, autora de "Morgan, a Sacerdotisa Atlante".

Passo a passo para publicação
  • Crie uma identificação para o seu livro: título, nome do autor, categorias, palavras-chave para buscas, edição, sinopse, entre outros;
  • Defina as caraterísticas físicas do seu livro: formato, acabamento, papel do miolo e se a impressão será feita em cores ou preto e banco;
  • Monte o conteúdo do seu livro: suba o arquivo para o sistema do PerSe e utilize-o para criar e produzir a capa do seu livro;
  • Defina o preço de venda do seu livro: você estabelece quanto quer receber por livro vendido e o sistema calcula o preço de venda;
  • Você escolhe também se quer vender o seu livro impresso, eletrônico (eBook), ou os dois;
  • Caso você queira ajuda para editar, revisar, lançar e divulgar o livro, o PerSe oferece uma série de serviços adicionais de publicação e marketing com um valor adicional.

2 comentários: