quinta-feira, 22 de março de 2012

Governo inaugura biblioteca com 3,4 mil livros na penitenciária PB1


Foto: Kleide Teixeira/Secom-PB

                                                           Foto: Kleide Teixeira/Secom-PB

Os detentos da penitenciária de segurança máxima Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes (PB1 e PB2), em João Pessoa, ganharam um novo passatempo: uma biblioteca com 3,4 mil livros.
A inauguração da biblioteca Em Nome do Bem foi inaugurada pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) na manhã desta terça-feira (13).

O complexo penitenciário também recebeu uma sala onde, a partir da próxima segunda-feira (19), será o espaço de aulas para turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), compostas por detentos.
No acervo da biblioteca, constam títulos diversos, classificados nas áreas de geografia, português, ciências, religião, matemática, história, inglês, autoajuda, enciclopédia, dicionários, jornais e revistas.

Atualmente, no Estado, já estão em funcionamento uma biblioteca na Penitenciária de Recuperação Feminina Maria Júlia Maranhão – instalada por meio de parceria com a Fundação Cidade Viva – e outra na Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice – criada com apoio da Faculdade Maurício de Nassau –, ambas na Capital.

A iniciativa no complexo PB1 e PB2 teve a parceria da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), que doou o acervo à unidade prisional. Esta é a primeira biblioteca instalada em parceria com a igreja. De acordo com o pastor Miguel Soares, os internos têm necessidade de ocupação. “Há 15 anos, a Pastoral Universal desenvolve trabalhos de evangelização nos presídios paraibanos, com atividades sociais, tentando aplicar a disciplina por meio da Palavra de Deus”, disse.

Para o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Harrison Targino, não se faz ressocialização de detentos sem o conhecimento. “A biblioteca favorece isso, recompondo a alma dessas pessoas por meio do saber. Desejamos que essa unidade abra um novo caminho para esses presidiários e que eles reflitam sobre o passado no intuito de projetar um futuro melhor”, frisou. Ainda segundo Harrison, a meta do Governo do Estado é ter em funcionamento, até o final deste ano, 12 bibliotecas internas nos presídios do Estado.

A Seap já se prepara para instalar mais uma biblioteca em parceria com a Iurd, desta vez na Penitenciária Flósculo da Nóbrega – mais conhecida como Presídio do Róger –, em João Pessoa.
do blog: http://www.bayeuxemfoco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário