quinta-feira, 15 de março de 2012

Poeta cordelista Fábio Mozart vira vocábulo de dicionário

O poeta Rui Vieira estará lançando o “Dicionário temático da poesia popular do Nordeste” no dia 16 de março (sexta-feira), às 19,30h no Restaurante Mororó, em Campina Grande. O dicionário contém mais de mil temas poéticos, mais de três mil estrofes e amostras poéticas de mais de 400 poetas e cantadores, entre os quais o cordelista Fábio Mozart, de Itabaiana, autor do folheto “História de Biu Pacatuba, um herói do povo paraibano”, ganhador do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel promovido pelo Ministério da Cultura, o mesmo que patrocinou o dicionário de Rui.
Rui Vieira é natural de Remígio, radicado em Campina Grande desde a década de 50, funcionário aposentado do Banco do Brasil, jornalista, escritor, pesquisador da literatura popular e membro da Associação Campinense de Imprensa.
O trabalho de Rui Vieira é considerado de muita valia para pesquisadores da poesia popular nordestina. Um dos maiores nomes da literatura de cordel, o poeta cordelista Paulo Nunes Batista, que nasceu em João Pessoa em 1924, teve seus textos poéticos traduzidos até para o japonês, com seu nome citado na Grande Enciclopédia Delta Larousse. Foi ele o autor do folheto “As proezas de João Grilo”, que inspirou Ariano Suassuna para escrever a peça “A Compadecida”. Esse é um dos mais de quatrocentos poetas citados na obra de Rui Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário