quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Hoje é dia do Poeta

Poemas de grandes mestres

Sobre o medo


Sérgio de Castro Pinto

o medo
se aloja na medula
como um cubo
de gelo.

o medo
se infiltra no tinteiro
e o congela.

o medo
se instala na palavra
e a enregela.

com o medo
aprendi o ofício
de armazenar as palavras
como num frigorífico

com o medo conservo:
dez mil palavras
abaixo de zero.



CÍTARA MISTICA

Augusto dos Anjos

Cantas... E eu ouço etérea cavatina!
Há nos teus lábios - dois sangrentos círios -
A gêmea florescência de dois lírios
Entrelaçados numa unção divina.

Como o santo levita dos Martírios,
Rendo piedosa dúlia peregrina
À tua doce voz que me fascina,
- Harpa virgem brandindo mil delírios!

Quedo-me aos poucos, penseroso e pasmo,
E a Noite afeia corno num sarcasmo
E agora a sombra vesperal morreu...

Chegou a Noite... E para mim, meu anjo,
Teu canto agora é um salmodiar de arcanjo,
É a música de Deus que vem do Céu!


A Seca do Ceará
(Fragmento do Poema)

Leandro Gomes de Barros

Seca as terras as folhas caem,
Morre o gado sai o povo,
O vento varre a campina,
Rebenta a seca de novo;
Cinco, seis mil emigrantes
Flagelados retirantes
Vagam mendigando o pão,
Acabam-se os animais
Ficando limpo os currais
Onde houve a criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário