sábado, 2 de outubro de 2010

Escritores bahianos vão, já os paraibanos...

Bahia participa de mais uma Bienal do Livro



Curitiba é o próximo destino da literatura baiana entre os dias 1º a 10 de outubro



Os livros da Bahia estarão presentes mais em um encontro literário nacional. Dessa vez, a Bahia participa da 1ª Bienal do Livro Paraná, que será realizada na Estação Convention Center, em Curitiba, entre os dias 1º a 10 de outubro. A ação é fruto da parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA, através da Fundação Pedro Calmon - FPC e a Câmara Bahiana do Livro (CBaL). Para o Paraná, a Galeria do Livro, livraria representante da CBaL nessa Bienal, levará livros das editoras baianas: Solisluna, Corrupio, Fundação Pierre Verger, Edufba, P555, Imprensa oficial, entre outras. Cerca de 3.500 mil exemplares estarão à disposição dos leitores paranaenses, que poderão descobrir o que está sendo produzido na literatura da Bahia, além dos nomes já consagrados, como Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro e Ruy Espinheira Filho.



Segundo Sérgio Rivero, coordenador das Políticas do Livro e da Leitura, da FPC/SecultBA, esta ação tem o objetivo de divulgar a produção editorial da Bahia. “O ato de participar de Bienais do Livro pelo Brasil dá continuidade ao investimento que a SecultBA, através da FPC, tem realizado no sentido de difundir a cultura baiana em consonância com a especificidade das Políticas Públicas do Livro e da Leitura realizadas pelo Estado. Além disto, esta participação coroa a parceria positiva entre Estado e sociedade civil, através da Câmara Baiana do Livro (CBal)”, desta Rivero.



Com um espaço de 100m² de área, o estande da Bahia ocupará um lugar considerável numa feira estreante, em uma das cidades com melhor índice de leitura do país. O objetivo da CBaL é estar em todas as edições da Bienal de Curitiba, criando na população daquela região o hábito de prestigiar as melhores letras baianas. Segundo o presidente da CBaL, Aurélio Schommer, quando assumiu a Câmara Bahiana do Livro, em março de 2009, constatou que a produção editorial baiana era invisível ao resto do país. “Uma de nossas propostas para tornar conhecida esta produção era a participação das editoras e autores baianos nas bienais e principais feiras de livros que ocorrem fora do Estado. O Secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles e o diretor da Fundação Pedro Calmon, professor Ubiratan Castro de Araújo, abraçaram a idéia e daí surgiu à parceria”. Schommer destaca que sem o apoio decisivo da Secretaria, nas questões logísticas e de recursos, seria impossível a participação da literatura baiana nas bienais.



Bienais - A parceria entre a Câmara Bahiana do Livro e a SecultBA, através da Fundação Pedro Calmon, já garantiu uma expressiva visibilidade para a literatura produzida na Bahia em outros eventos literários nacionais como a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em setembro de 2009, a Bienal do Livro de Minas Gerais, em maio 2010 e São Paulo em agosto de 2010. Agora é a vez da região Sul conhecer a literatura contemporânea da Bahia.



Editoras, livreiros e escritores estão vendo essa participação da Bahia em diversas bienais com grande entusiasmo, devido à possibilidade de novos negócios. “Todas as participações foram um sucesso, com mais de 10 editoras locais e centenas de autores representados. Assim, cremos que a Bienal de Curitiba terá uma participação da Bahia ainda mais vistosa e efetiva”, antecipa o presidente da CBaL. Schommer avalia que ainda que as bienais não cheguem a resolver, sozinhas, o problema da distribuição nacional da produção editorial baiana, o simples fato de expor o nome da Bahia traz diversos dividendos. “É um investimento de retorno difuso, porém certo e vasto. Torna visível a produção editorial baiana em mercados onde ela não está presente ou o está em pequena escala”.



A Bienal do Paraná - A 1ª Bienal do Livro Paraná é promovida pela Fagga GL | events, responsável também pelas bienais do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. Ao todo, 90 expositores e cerca de 50 autores participarão da programação cultural do evento. Os organizadores esperam receber a visita de aproximadamente 200 mil pessoas, sendo 30 mil estudantes. Para a edição do Paraná, a Fagga tem duas novas atrações: o Território Jovem - voltado principalmente ao público adolescente e o Espaço Livre, onde escritores, jornalistas, intelectuais e artistas em geral expressarão opiniões e debaterão com o público temas como liberdade no mundo contemporâneo, questões religiosas e a ciência, mundo virtual, diálogos ambientais e a liberdade de imprensa e expressão no século XXI. A Bienal contará ainda com 30 sessões de debates e 58 apresentações voltadas para o público infanto-juvenil. A programação inclui: Café Literário, Atividades Infantis - Circo das Letras, Território Jovem, Espaço Livre, Fórum de Literatura Infantil e Juvenil, Eventos Nobres, Sessões de Autógrafos e Visitação Escolar.

Assessoria de Comunicação

FPC - Fundação Pedro Calmon - SecultBA

(71) 3116-6918 / 6919

Nenhum comentário:

Postar um comentário