sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ferreira Gullar aqui, só anda na janela

Olá,

em conversa com o amigo Romoaldo, fui informado de que Ferreira Gullar, o maior poeta vivo brasileiro, fez um cordel chamado João Boa-Morte baseado na história do líder das ligas camponesas João Pedro Teixeira. Reproduzo, para os passageiros, um trecho do poema onde ele cita minha querida Sapé.


"E assim foi que Boa-Morte,
quando chegou a Sapé,
desiludido da sorte,
certo que naquele dia
antes da aurora nascer
os seus filhos mataria
e mataria a mulher,
depois se suicidaria
para acabar de sofrer."

Leia o poema completo aqui 

6 comentários:

  1. Paulo Emmanuel via gmail:

    Meu poeta!
    Muito bom o aperitivo de hoje, o velho Ferreira Gullar. Já tive a felicidade de trabalhar o poema com alguns alunos. Para mim, ele é o maior brasileiro vivo. Abraços, mano!

    ResponderExcluir
  2. Paulo,

    acredito que Gullar, Castro Pinto e Romano de Sant'anna são a santíssima trindade dos poetas vivos no Brasil.

    obrigado por sempre viajar conosco.
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Acho lindo como a gente elege o melhor ou o pior, segundo o nosso gosto, como se isso valesse para tudo o mais. É um equívoco bem grande, e bem comum. Para mim, por exemplo, os dois maiores poetas brasileiros VIVOS são: Adélia Prado e Manoel de Barros. Mas eu tenho o cuidado de não dizer isso de modo absolutista... e penso que isso talvez fosse recomendado para todo mundo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Aprendi a gostar dos poemas desse maranhense desde os tempos da escola... Gostei desse poema de cordel, que não conhecia. Obrigada! Ah, hoje fui conhecer a Academia Paraibana de Letras e o Memorial Augusto dos Anjos. Adorei a visita!

    ResponderExcluir
  6. Caro Patativa,

    se vc ler com cuidado o que escrevi, digo acredito(eu), é só uma opinião.
    abraço e obrigado pela visita.

    Maíra,

    Vc está na PB? Meu e-mail é jairocezarsoares@gmail.com gostaria que vc conhecesse minha família.
    abraço

    ResponderExcluir