domingo, 21 de agosto de 2011

Literatura em 140 caracteres


Twitteratura: o novo conceito motivou estudantes de Letras a pesquisar a tendência


Twitteratura é a literatura dentro da rede de microblogs Twitter. Reconhecê-la como novo meio de publicação literária é objetivo do trabalho de conclusão de curso de Daniele Freitas e Renan Pacheco. A pesquisa aborda um tema novo e, por este motivo, ainda é pouco estudado, o que traz ineditismo à monografia "Twitteratura: a arte de escrever em até 140 carcateres", dos formandos em Letras - Português/Inglês da Unisul de Tubarão, orientados pela prof.ª Cláudia Espíndola Gomes.

Mas para alcançar esse objetivo é necessário fazer um levantamento sobre o que é o Twitter e como a literatura está inserida nele, explicando como a rede é utilizada, justificar os benefícios para a literatura, identificar gêneros literários existentes na plataforma, caracterizar o perfil do escritor e do leitor, além de descrever as características da Twitteratura. Os autores ainda relacionaram o novo conceito à poesia modernista brasileira da primeira fase.

Consideramos Twitteratura todos os textos literários publicados no Twitter. Ou seja, não apenas adaptações ou recriações de obras clássicas, mas toda e qualquer arte literária que ocorra na twittosfera
Eles consideram Twittertatura todos os textos literários publicados no Twitter, sejam novas criações, adaptações ou recriações de obras clássicas. Apresentam a definição de que a Twitteratura funciona em um fluxo de obras literárias para serem lidas no momento da publicação. De acordo com o estudo, com um leitor interativo e dinâmico a acessibilidade da rede cria um ambiente democrático para a literatura online, possibilitando identificar gêneros literários publicados.

Os pesquisadores mostram que Oswald de Andrade é o primeiro nome da literatura curta no Brasil, com uma poesia radical, linguagem coloquial, sem rima ou métrica e destaque para a descrição de cenas em poucas palavras como um “flash cinematográfico”. A pós-modernidade também é determinante no tema. A dupla percebeu semelhanças com a crônica como a efemeridade, pressa do leitor, espaço limitado e uma forma de comunicação exclusivamente verbal, porém sem opções para edição do texto como parágrafos.

Mesmo assim, segundo Renan, os escritores twitteiros deram um jeito: “Os autores passaram a usar a pontuação como forma de editar e dar sentido, como barras, vírgulas, dois pontos, etc.”, comenta. E já se consegue levar a Twitteratura para fora da rede. Existem livros de romances criados no Twitter como @bia_bem (2009) de Guilherme Danadio, Vitor Fernandes e Luciana Xavier, e @re_vira_volta (2010) de André Lemos. O romance Santos Dumont número 8, foi “twitterizado” por Cláudio Soares em 2009. E também há os livros feitos através da rede como o @twitterbook e o @twitterror, ambos de 2009.

Daniele diz que aprendeu que não há limites para a Twitteratura. “Não é porque há um limite de 140 caracteres que é pobre, pelo contrário, através da nossa pesquisa mostramos que ela é muito rica”, justifica. Já para Renan, a Twitteratura é muito próxima dos jovens e “funciona como uma porta de acesso a literatura já consolidada. Não vai substituir os textos longos, só acrescentar”, aposta.

Jussara Sá, avaliadora da banca, comenta que é fantástico existir um outro lugar para a literatura. “Há quem diga que não, mas é literatura, sim. Por que não? A pós-modernidade é aberta”, pondera. Marizete Farias da Rocha, também integrante da banca, ressalta a pergunta inicial da rede como sinônimo do momento atual: “O que está acontecendo?”, questiona. “Esse tema me deu uma grande curiosidade, ele chama e prende a atenção. Eles disseram que o Twitter é como uma praça onde todo o tipo de pessoas se encontra e fala sobre tudo e isso é literatura, isso é vida, isso é Twitteratura”, define Marizete.

Parte da pesquisa foi feita através de um Sarau Literário via Twitter. Foram postados 2316 tweets literários, por 324 perfis, das 19h às 21h, em 21 de junho, de diversos estados do Brasil.

*Legenda da foto: Autores da pesquisa são formandos do curso de Letras - Português/Inglês
 

2 comentários:

  1. E quem imaginava que o Twitter seria esse sucesso todo, inclusive no meio literário, hein? Gostei da matéria!

    ResponderExcluir
  2. Maíra,
    o twitter é hoje uma grande ferramenta de difusão literária. E, acredite, o gênero mais beneficiado é a poesia.
    abraço

    ResponderExcluir