sábado, 20 de agosto de 2011

10 passos para escolher livros infantis

Por Camila Kehl



Mais uma lista da Revista Crescer que, com algumas pequenas modificações, trago para vocês. Os 10 passos ajudam os mais crescidinhos a decidir quais obras levar para casa.

1. Desbrave a literatura infantil


Sempre que tiver oportunidade, explore livros infantis – seja em bibliotecas, livrarias, salas de espera, na escola de seu filho ou na casa de amigos. Folheie, leia as histórias, observe as ilustrações e o estilo do autor. Quanto maior for seu repertório, mais elementos você terá para, nos momentos oportunos, escolher bons livros para seu filho.

2. Vá além da indicação de idade


Muitos livros têm indicação de faixa etária. Apesar disso, encare as indicações apenas como uma direção. Nunca, por exemplo, é cedo demais. Para bebês, livros de plástico e pano são a resposta certa. De 1 a 2 anos, eles vão adorar, por exemplo, os livros que têm alguma textura. Conforme crescem, as crianças se interessam pelos tipos cartonados, além dos que utilizam pop-ups e dobraduras. Para crianças um pouco maiores, em geral, as ilustrações também são sempre muito relevantes. Em relação às histórias, é bom prestar atenção na complexidade, tamanho do texto e vocabulário. Leve em consideração se é você ou ele quem está lendo. Para os em fase de alfabetização, os livros em letras grandes são um estímulo e tanto à leitura. Uma criança pode gostar de um livro dirigido a crianças mais novas, ou já se interessar por algo para as mais velhas. Tudo depende.

3. Conheça seu leitor


Seu filho já se encantou com os livros de um determinado autor, personagem, estilo ou coleção? Ele gosta de poesia ou o que mais chama a atenção são as imagens? Prefere personagens aventureiros ou mais introspectivos? Está atualmente fascinado por bruxas ou gosta de animais? Use sua sensibilidade para ler as dicas que seu próprio filho dá sobre as preferências literárias.

4. Resgate suas preferências de infância


Você se encantou com Flicts? Robinson Crusoé? Marcelo, Marmelo, Martelo? Busque na memória suas preferências literárias de infância, conte para seus filhos suas experiências com esses livros e ofereça a eles a oportunidade de experimentar essas obras (e trocar experiências com você).

5. Faça da literatura infantil um assunto


Com parentes, outros pais, com a professora da escola, com uma bibliotecária ou com o vendedor de sua livraria preferida, converse sobre os livros infantis, os títulos atraentes aos olhos das crianças, os mais aceitos, lançamentos etc. Nessas trocas, você consegue preciosas dicas.

6. Ofereça diversidade


Contos clássicos e modernos, poesias, livros de imagens e quadrinhos: é importante a criança ter acesso à diversidade, poder explorar diferentes gêneros, estilos e linguagens. Se forem os clássicos, prefira as versões que não ocultem passagens importantes e personagens “sombrios”.

7. Test-drive literário


Uma grande vantagem dos livros infantis é a possibilidade de examiná-los na íntegra antes de comprá-los. Ao escolher um livro para seu filho, opte por obras que você aprova não apenas como mãe ou pai, mas como leitor (mesmo porque, se a criança gostar muito do livro, pedirá para você ler para ela várias vezes).


8. Leia sobre a literatura infantil


Em revistas, jornais, blogs e sites que tratem de literatura infantil, procure se informar sobre sugestões de especialistas, bons lançamentos e livros premiados. Podem ser boas referências para futuras investigações em livrarias...

9. Use e abuse das bibliotecas


Não apenas as livrarias, mas também as bibliotecas são ótimos mediadores entre a criança e os livros. Elas possibilitam uma experimentação bastante ampla e diversificada, sem custos. São ótimas oportunidades para se conhecer novos autores e gêneros literários.

10. Permita que a criança faça suas escolhas


Por mais que a criança queira um livro que você não julgue excepcional, permita que, na biblioteca ou na livraria, ela também tenha a oportunidade de decidir qual levar. Em crianças mais velhas, especialmente, pode acontecer de elas só quererem ler o que escolhem. Indique alguns títulos, mas não faça imposição em relação às leituras.

4 comentários:

  1. Fantastique! Vou fazer isso com meus filhos.

    ResponderExcluir
  2. Olha só, passando para olhar blogs que têm a literatura como tema, encontro este espaço. Ainda mais: uma amiga que está na França há tempos, teve com um francês, com quem se casou, a pequena Nina, e me incumbiu (perceba a responsabilidade) de escolher e enviar para a Nina livros brasileiros. Veio bem a calhar isso. Obrigado e parabéns pelo espaço, que passarei a seguir, desde já. Abraço. Gilson.

    ResponderExcluir
  3. Caro Gilson,
    vc não imagina como fico feliz com isso.
    Receba as boas vindas, tome seu lugar e boa viagem.
    obrigado.

    ResponderExcluir