segunda-feira, 4 de abril de 2011

Jô Mendonça em Paris

SALON DU LIVRE 2011
Sous le haut patronage de Monsieur Nicolas Sarkozy, Président de la République
Monsieur Frédéric Mitterrand, Ministre de la Culture
180.000 visitantes em quatro dias.
 
 
 
O Salon du Livre em sua trigésima primeira edição, recebeu em apenas quatro dias, cento e oitenta mil visitantes.
Os países nórdicos foram os homenageados, mas nem por isso os trópicos deixaram de brilhar.
 
Divine Institut des Arts et Cultura, através do selo Divine Collection festejando seus quinze anos, trouxe pelo terceiro ano, uma plêiade de escritores e poetas brasileiros: O poeta dos Pampas, Luiz de Miranda, com a sua obra intitulada Trilogie du Bleu, o poeta da Liberdade , Aguinaldo Bastos, com suas duas obras; O Naufrago Negro e Ouvindo Estrelas,  o Maestro Capitão Marcos Rabello, com sua obra Musique Militaire, Symphonie de Cristal.
 
A poetisa carioca Alcina Morais, lançou o seu livro intitulado: Olho d’Água.
A REBRA, na presença de sua Presidente Joyce Cavalccante e mais 22 autoras, apresentaram; Le Grand Show des Ecrivaines Bresiliennes. Mariath Eliane Dantas, Presidente da FALARJ e da ALAP, apresentou o livro: Les Poetes Brésiliens à Paris.
 
Da Cidade Maravilhosa, a artista plástica e escritora Maria Araujo, nos apresentou o magnífico livro de arte intitulado; Palais SEABRA, da Paraíba, a poetisa Jô Mendonça, nos apresentou Jeux de Mots en Poesie.
 A escritora e jornalista Val Beauchamp veio de New York para apresentar o seu romance: Khatun Gertrude Bell, mentor de Lawrence d’Arabie.
 
Do Rio Grande do Sul, a Academia Castro Alves, trouxe um livro escrito a seis mãos, pelas acadêmicas; Alba Pires Ferreira, Ilda Maria Costa Brasil, Ana Paula Costa Brasil; L’essence de la poesie.
 
Para finalizar essa coleção, a Presidente da Divine Collectiuons, Diva Pavesi, relança na sua terceira edição, o livro La Révolte d’un Ange, que tem um projeto social de criar Bibliotecas nas regiões carentes do Brasil.
 
Assim Divine Collections dentro do Salão do Livro de Paris, anualmente se transforma na maior passarelle cultural,  defendendo e difundindo para toda a Europa a literatura brasileira.
 
Em 2012, Diva Pavesi tem o desejo de ver essa coleção crescer, principalmente no campo da prosa, onde tem mais de trezentas livrarias interessadas em descobrir os novos e talentosos escritores brasileiros.
 
Em 2013, será a vez da Feira de Frankfurt homenagear o Brasil.
Divine Collections atenta ao desenvolvimento da literatura brasileira na França e Europa, já tem um encontro marcado com os seus novos escritores.
 
Diva Pavesi
 
Diretora da Divine Collections
Presidente da Divine Institut des Arts et Culture.
www.divineinstitut.org

 

2 comentários:

  1. Caro Jô Mendonça, estarei lançando meu livro no Rio/Brasil dia 04/08, se estiver no Rio, entre em contato.
    abraços
    Maria Araujo

    O livro Edifício Seabra, tem como foco o Patrimônio Histórico Cultural, neste contexto. O prédio é um exemplo do ecletismo arquitetônico; uma manifestação típica recorrente do Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX. Ele é um documentário histórico desse período A intenção, é levar para o leitor, um breve conhecimento daquele período tornando-o um expectador de uma sociedade que utilizou de diversos seguimentos culturais com liberdade de estilos em suas construções.

    O pós guerra possibilitou a imigração européia, artistas e arquitetos construíram verdadeiras obras de arte, adaptando estilos ecléticos nas suas construções sendo facilitado pelos tempos modernos e pelos novos conhecimentos que os imigrantes trouxeram em suas bagagens culturais e em razão dos novos materiais que passaram a ser importados.

    O Livro Edifício Seabra, contém um viés na urbanização do Rio de Janeiro, mostrando com belas fotos, o alargamento da Av. Rio Branco, no governo Pereira Passos, que proporcionou o crescimento urbano em direção a zona sul. O inicio da construção de prédios de apartamentos.

    É apresentado no livro uma breve biografia da família, Grimaldi Seabra; uma das representantes da classe bem sucedida dentre os imigrantes europeus.

    Espero que esse livro leve para o leitor uma reflexão de nossas responsabilidades e de respeito ao Patrimônio Histórico Cultural. São prédios construídos não só na cidade do Rio de Janeiro como também em nosso território nacional. Devemos priorizar as intenções e as ações no que diz respeito a preservação desses monumentos que são verdadeiras obras de arte, tornando viva a memória de nossas cidades através da história.

    email maria.araujo22@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Cara Maria,
    vou passar o recado para Jô Mendonça.
    abraço

    ResponderExcluir