quinta-feira, 14 de abril de 2011

Está aberta a 11ª Feira do Livro Infantil de Bauru

A 11ª Feira do Livro Infantil de Bauru foi aberta nesta terça-feira, às 9h, no Sesc, onde será realizado o evento, no período de 12 a 20 de abril.

A feira é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Sesc e a Oficina Cultural Regional Glauco Pinto de Moraes.

O destaque desta edição será a presença do ator e contador de histórias João Acaiabe, o Tio Barnabé, do "Sítio do Pica-Pau Amarelo", no dia 19 de abril, às 9h, além dos escritores César Obeid, no dia 15, às 9h, 10h, 14h e 15h, e Martha Argel, dia 19, às 15h.

O ator João Acaiabe formou-se na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, em 1970, e desde então vem desenvolvendo um trabalho de grande qualidade artística.

Consagrou-se para o grande púbico através de seus trabalhos na televisão, tendo participado de várias novelas e minisséries, com destaque para seu trabalho, interpretando a personagem Tio Barnabé do Sítio.

Os encontros com escritores acontecerão nos dias 15 e 19 de abril. César Obeid, nascido em São Paulo, é apaixonado pela cultura popular, pesquisador, cordelista, repentista e contador de histórias. Autor de 16 livros para todas as faixas etárias, algumas de suas obras foram premiadas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – PNLIJ.

Seu livro "Pela voz do cordel", em coautoria com Maria Augusta de Medeiros, ganhou o 2º Concurso Literatura Para Todos, do MEC, na categoria tradição oral.

Martha Argel é nascida em São Paulo, doutora em Ecologia pela Unicamp, tem atuação destacada como especialista em aves brasileiras, com inúmeros trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior. Há anos se dedica à Literatura Fantástica.

Publicou os romances "O Vampiro da Mata Atlântica" e "Relações de Sangue", a antologia crítica "O Vampiro Antes de Drácula" e vários livros de contos, várias antologias, revistas e fanzines de ficção científica, fantasia e terror.

A programação conta ainda com outras atividades como contação de histórias, oficinas de artes e origami, jogos, cinema, oficinas para educadores e encontro com autores e escritores. Confira abaixo:

Bate-papo
- Descobrindo César Obeid
Papinho com o escritor de premiados livros, como O Cachorro do Menino e A história de João Grilo e dos três irmãos gigantes.
Dia 15 de abril, às 8h, 9h, 14h e 15h
- Martha Argel
Bióloga e escritora de literatura fantástica, crônicas e artigos científicos. Um encontro para pais e filhos.
Dia 19 de abril, às 15h

Filmes
- Animações Para Crianças
Uma menina que tem um dragão em seu baú, uma traça na biblioteca e uma família de minhocas são apenas alguns dos diferentes e fascinantes personagens destes belos curtas. Indicado para crianças pequenas.
Dias 12, 13, 14, 15 e 19 de abril, às 9h, 10h, 14h e 15h.
- Animações Para Crianças e Jovens
Em massinha, desenhadas tradicionalmente ou em computação gráfica, as animações vem de vários lugares do Brasil. Um boneco com cabeça de lâmpada, um menino que pode voar, uma velinha em uma cadeira de rodas turbinada, vampiros e outros tantos personagens inusitados estão presentes neste conjunto de animações.
Dias 12, 13, 14, 15 e 19 de abril, às 9h, 10h, 14h e 15h

Especial
- Era Uma Vez. Espaço ambientado para a prática prazerosa da leitura e de atividades lúdicas que remetem ao universo das histórias, como oficinas de artes, origami e rodas de histórias.
De 12 a 20 de abril: terça a sexta, das 13h às 20h e sábado e domingo, das 9h30 às 18h
- Trem Dos Onze
Como resultado da exposição Bauru Futebol City, realizada de janeiro a março no Sesc, foi elaborado um jogo contendo curiosidades de personalidades, desportistas e estádios em Bauru. Nesta vivência, os participantes formarão grandes grupos, em uma dinâmica com o jogo. Ao final, cada participante poderá levar um álbum para casa, contendo o jogo de tabuleiro e um envelope com figurinhas autocolantes para trocar entre os amigos.
De 12 a 20 de abril. De terça a sexta, às 14h e 15h e sábado e domingo, às 14h30
- Literatura Aumentada
Uma intervenção com personagens da literatura infantil através do uso da Realidade Aumentada, integrando elementos do mundo real a elementos virtuais criados pelo computador
Dias 13 e 14 de abril, das 14h às 17h
- Um Caldeirão De Poemas
Nesta adaptação do livro Um Caldeirão de Poemas, de Tatiana Belinky, três bruxas e uma narradora são as personagens que, brincando, apresentam diversas poesias para a plateia.
Dia 17 de abril, às 15h.
- O Lobo Que Queria Ser Príncipe
E se o lobo mau não fosse tão mau, e se ele não quisesse mais ser lobo, quisesse trilhar outros horizontes, estar em outras histórias? E se tudo isso fosse possível e nós estivéssemos lá pra ver? Tudo o que você já viu, de um jeito que você nunca viu.
Dia 19 de abril, às 15h e dia 20, às 9h, 10h, 14h e 15h

Oficinas
- Corpo e Rimas Em Movimento
Projeto destinado a educadores, artistas e interessados, com o propósito de oferecer educação continuada e formação especializada a contadores de histórias. No mês de abril, contaremos com a presença de César Obeid, contador de histórias, educador e escritor de livros infanto-juvenis, especializado em literatura de Cordel, limeriques e figuras de barbantes.
Dia 14 de abril, às 9h e 14h.
- Brinquedos De Papel - Origami
Nesta oficina, serão ensinados modelos de origami que possibilitam o movimento e a brincadeira. Com Luciana Miyashiro, artista plástica e arte-educadora.
Dia 16 de abril, das 10h às 17h e dia 17, das 16h às 18h.
- Livro Vivo
A partir de uma vivência com contação e leitura de histórias, serão criadas ilustrações dimensionais, dando vida ao conteúdo apresentado. Com Márcia Moraes, arte-educadora.
Dia 16 de abril, das 10h às 17h e dia 17, das 10h às 15h

Contação de história
- Assim Me Contaram
Contação de história - Com a proposta de levar ao público um repertório de contos, lendas, poemas e cantigas do repertório tradicional brasileiro, João Acaiabe, o tio Barnabé da última temporada do Sítio do Pica-pau-amarelo, conduz de forma lúdica e bem humorada histórias como O macaco e a velha, O Marido da Mãe D`agua e causos de Saci.
Dia 19 de abril, às 9h
- O Fio Da Meada
Contação de História - Nesse projeto, as crianças são protagonistas da seleção das histórias que serão contadas. A partir da pergunta “O que deve conter uma história?”, anotações serão feitas em um grande livro que, ao ser aberto, descobrirá outro livro, com a história a ser contada. Com Andi Rubinstein, Renata Mattar e Gustavo Finkler.
Dias 12, 13, 14, 15, 19 e 20 de abril, às 14h e 15h.

Recreação
- Grandes Jogos
Vivências - Atividades recreativas e lúdicas, como guerra das bolas, cabo de guerra, jogo das letras e muito mais, serão desenvolvidas com grandes grupos de crianças participantes da Feira do Livro Infantil
Dias 12, 13, 14, 15, 19 e 20 de abril, às 9, 10h, 14h e 15h
Onde: Sesc (avenida Aureliano Cardia, 6-71)
Quanto: grátis
Informações: (14) 3235-1751

Nenhum comentário:

Postar um comentário