terça-feira, 26 de abril de 2011

Ano Cultural Políbio Alves será lançado nessa 3ª no CAM

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), lança nessa terça-feira (26) o Ano Cultural Políbio Alves. O lançamento será no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, às 15h.
Durante o ano letivo, os alunos irão concorrer ao prêmio "Estudante Destaque", produzindo poemas com o tema: "Vivendo a cidade de João Pessoa". Participarão ainda do Festival de Teatro com peças inspiradas na obra "Varadouro", de Políbio Alves, que estimula alunos e professores a redescobrirem a cidade de João Pessoa através de um passeio poético, histórico e cultural. Também vivenciarão projetos interdisciplinares de Poesia e Teatro no cotidiano escolar.
Durante o lançamento será anunciado o nome da atriz paraibana Zezita Matos como homenageada do Festival de Teatro e da professora Adjane Pontes como homenageada da Mostra de Dança.
Em 2010 no ano cultural premiou 174 estudantes com notebooks, 183 professores e 10 alunos com violões, 11 estudantes com teclados, 14 com flautas doces e 01 (um) Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) com uma câmera filmadora.
No ano de 2007 foi instituído o Ano Cultural Ariano Suassuna, em 2008 o Ano Cultural José Lins do Rego, em 2009 o Ano Cultural Sérgio de Castro Pinto, e em 2010 o homenageado foi Zé Ramalho.
Programação – o lançamento vai contar com a exibição do Grupo de Choro da Sedec. Será feita a entrega de notebooks referentes ao ano Cultural Zé Ramalho aos estudantes destaques selecionados pelo desempenho na produção de poesias.
Irá compor a mesa o prefeito Luciano Agra; a secretária de Educação Ariane Sá; Marcelo Bandeira, diretor de Gestão Curricular; o poeta homenageado Políbio Alves; a atriz homenageada no Festival de Teatro, Zezita Matos; a professora de dança homenageada, Adjane Pontes; e o coordenador do Patrimônio Cultural do Estado da Paraíba, Fernando Moura.
Políbio Alves – Nascido em João Pessoa, no ano de 1941, Políbio Alves é Poeta e contista, graduado em Ciências Administrativas, e tem quatro livros publicados ("O Que Resta dos Mortos", "Varadouro", "Exercício Lúdico - Invenções de Armadilhas" e "Passagem Branca"), além de trabalhos em antologias e periódicos nacionais e internacionais. Detém prêmios literários no Brasil e no exterior.
No ano de 2001 recebeu a Medalha "Poeta Augusto do Anjos", da Assembléia Legislativa da Paraíba e, em 2002, a comenda Cidade de João Pessoa, da Câmara Municipal da capital paraibana. Este ano ele foi homenageado pela Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE) com uma placa em bronze do poema épico 'Varadouro', na Praça Antenor Navarro, no Centro Histórico.


com: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário