sexta-feira, 29 de abril de 2011

IIª GRANDE FEIRA DO LIVRO DE MAPUTO DE 29 DE ABRIL A 01 DE MAIO


Nos dias 29, 30 de Abril e 01 de Maio decorrerá, no Jardim do Parque dos Continuadores em Maputo (FEIMA), a segunda edição da Grande Feira do Livro de Maputo (IIª GFLM).

A IIª Grande Feira do Livro de Maputo é uma iniciativa conjunta do Conselho Municipal de Maputo e do grupo Culturando, movimento constituído pelos Centros Culturais e missões diplomáticas em Moçambique, concretamente pelo Centro Cultural Brasil-Moçambique-CCBM, pelo Centro Cultural Franco-Moçambicano-CCFM, pelo Instituto Camões em Maputo, pelo Instituto Cultural Moçambique-Alemanhã-ICMA, e pelas Embaixadas da Bélgica, Espanha e Itália, numa parceria que inclui também a FEIMA e o Instituto Nacional do Livro e do Disco (INLD). A Naturalmente é a entidade organizadora do evento, que conta com o patrocínio exclusivo do BCI.
grande feira do livro de maputo 2011.jpg - 179.27 Kb
A IIª GFLM tem como principais objectivos comemorar o Dia Mundial do Livro, promover o gosto pela leitura e estimular e facilitar o acesso à aquisição de livros a preços promocionais.
Durante os três dias da Feira, estão programadas diversas actividades ligadas à divulgação da literatura e do livro em geral, com destaque para a homenagem a ser prestada aos poetas Amin Nordine e Malangatana.
Estão confirmadas as presenças de 27 expositores, entre editoras, livrarias, produtores independentes e Centros Culturais e Embaixadas, o lançamento de 14 livros, conversas e sessões de autógrafos com os autores João Paulo Borges Coelho, Calane da Silva, Mia Couto, Marcelino Dingano, Lina Magaia, Ungulani Ba Ka Khosa, Carlos Serra, Hipólito Sengulane, Jafete Matsimbe, entre outros. A Feira contará também com a presença do escritor e investigador belga Guido Convents e do ilustrador da Guiné Equatorial Ramón Esono, que vai desenvolver em paralelo uma exposição na Baixa da cidade intitulada “Bocas Silenciadas” e um workshop em parceria com a ENAV.

Durante a Feira do Livro de Maputo está igualmente prevista a realização de um programa de animação cultural variado que envolve os contadores de estórias Rogério Manjate, Rafo Dias do Peru, declamadores de poesia, grupos Kupalucha e Poetas do ICMA, monólogos com as actriz portuguesa Filipa Casimiro e a moçambicana Maria Atália Combane, e oficinas infanto-juvenis com a animadora portuguesa Tânia Silva.

Com http://revistaliteratas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário