quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Festival Literário de Maputo 2012


A Literatura Moçambicana é marcada por vários aspectos positivos que a engrandecem, notando-se, pelos constantes lançamento de mais livros, a necessidade da tradução de obras de autores nacionais em línguas estrangeiras e a saída destes, constantemente, para diversos países levando consigo, o peso de edificar uma boa imagem literária do País.
Fruto desse desenvolvimento, registamos, em 2009, a criação da Feira do Livro de Maputo, uma iniciativa que, veio a fortalecer o mosaico cultural a que nos referimos e promove, o melhor de que a indústria bibliográfica nacional produz e os seus autores.
Isto prova que Maputo está cada vez mais a tornar-se num ponto de encontro de leitores e de literatos nacionais e internacionais, factos que ocorrem em várias cidades do mundo.
No que diz respeito a componente formação de escritores iniciantes e a sociedade no geral, através de iniciativas de instituições ligadas a cultura, o Movimento Literário Kuphaluxa se notabiliza.
Em 2011 por exemplo, o Kuphaluxa chegou a receber visitas de quatro (4) escritores do Brasil, tendo como resultado disso, a criação duma representação do nosso movimento no mesmo País.
Mas também, estabelecemos com outros países lusófonos uma rede de contactos de modo a acolher experiência dos mesmos.
Neste contexto, percebemos a necessidade da criação de uma festa literária na capital do País, a semelhança de outras cidades dos países de língua portuguesa, dignificando e tornando Moçambique um país literário. Daí surge, a Festival Literário de Maputo que anualmente terá uma figura literária a homenagear.
Na primeira edição, a decorrer de 21 a 25 de Agosto de 2012, a homenageada será Noémia de Sousa, autora considerada a mãe dos poetas moçambicanos.
Festival Literária de Maputo – pretende-se que seja um evento que visa celebrar a literatura moçambicana, promovendo debates, formações e recitais com os diversos literatos nacionais e dos países da língua portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário