quarta-feira, 1 de junho de 2011

#letras365 - Sarau Literário via Twitter


 
Toda vez que se fala de sarau, sempre me vem à mente um tempo distante, em que pessoas de interesse comum se reuniam, geralmente à noite, quem sabe até à luz de velas, em casas anfitriãs, para festejar, dançar, ler, cantar, enfim, compartilhar suas afinidades e preferências comuns no mundo das artes e da cultura popular.

Segundo o Aurélio, a palavra sarau, substantivo masculino, vem do galego serao, e significa festa noturna, em casa particular, clube ou teatro (1); concerto musical noturno (2); ou ainda festa literária noturna, especialmente em casas particulares (3). Ou seja, não muito diferente daquilo que escrevi.

Bastante comum no século XIX, a prática perdeu um pouco seu espaço para a televisão e, depois, para a internet. Mais recentemente, com o advento das redes sociais, parecia não ter mais sentido – se bem que algumas manifestações ainda persistem em centros e espaços culturais. Felizmente não é esse o caso.

Sábado passado fiquei sabendo de uma iniciativa bastante interessante de jovens twitteiros e blogueiros que estão promovendo um Sarau Literário via Twitter, por meio da comunidade literária #letras365.

A ideia partiu do estudante de Letras, Renan O. Pacheco (@renanop), e recebeu o apoio da também estudante de Letras, Daniele Freitas (@Daniele_SF) e de Giselle Zamboni (@gisellezamboni). Juntos, eles estão organizando o Sarau, um espaço democrático, que acontecerá no dia 11 de junho, das 19 às 21 horas, no twitter. É só chegar e tuitar suas criações literárias, ou retuitar.

Não há regras para participar, mas Renan dá algumas sugestões:

“• Não publique textos de terceiros: nós queremos ler sua obra, não do Caio Fernando Abreu ou do Millôr (a menos que este participe também).

• Não divulgue blogs, sites, ou similares. Entenda isso como uma conversa durante uma declamação: não é o momento adequado para isso.

• Não publique outra coisa que não sejam textos literários, RTs e comentários durante essas duas horas: já que você vai ao sarau, está lá, acredito que os outros assuntos possam ser adiados.

• E por favor, divulgue e participe, o cartaz acima pode ser publicado em qualquer blog, é só copiar a imagem. O s@rau não é do Renan, da Daniele, nem da Giselle, é nosso.

• Não se esqueça da data, horário e o principal a hashtag: #sarauletras365

As adesões estão pipocando e, é claro, eu também vou participar. E você?

Dúvidas, críticas ou sugestões:
rop.renan@hotmail.com ou @renanrop
dani.s.freitas@gmail.com ou @Daniele_SF
gisellezamboni@uol.com.br ou @gisellezamboni

4 comentários:

  1. Que legal Jairo Cézar, ficou muito bom seu texto.
    Nos encontramos no Sarau!
    Obrigada pela divulgação
    @Daniele_SF

    ResponderExcluir
  2. Daniele,

    Obrigado pela visita.
    Devo dizer que o texto não é meu.
    Copiei do link que o Renan passou.
    abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Verdade, Edu.
    Sacada sensacional.
    Estamo na luta.
    obrigado pela visita.

    ResponderExcluir