sábado, 11 de fevereiro de 2012

Nova editora vai vender livros de jovens autores sob demanda

Comandada por Thiago Silveira – cofundador da editora Casa da Palavra e coordenador da Agir/Nova Fronteira e da Thomas Nelson -, a Imã pretende criar uma nova forma de fazer negócios no mercado editorial através do projeto Motor. O selo, que prevê livros sob demanda, foi lançada na última terça-feira (7/2).

O Motor sai com quatro títulos, tanto em versão impressa quanto em e-book. São obras de jovens autores desconhecidos ou conhecidos apenas em pequenos circuitos. O selo deve lançar dez escritores por mês, sempre com tiragem de 50 exemplares e reimpressões sob demanda.

Outra das propostas é dar mais poder ao autor — no Motor, ele é responsável por ajudar na venda dos títulos e, por outro lado, recebe 50% do lucro líquido calculado sobre o valor de capa (R$ 29,90, no livro físico, e R$ 9,90, no caso do e-book). Em entrevista ao jornal O Globo, Silveira afirmou que as editoras costumam repassar ao autor apenas 10%.

O projeto Motor recebe inscrições de novos autores. São aceitas obras de literatura de ficção em prosa para adultos, nos formatos crônica, conto, novela e romance. 

Para inscrever seu projeto acesse o site da editora.

A íntegra da reportagem pode ser lida aqui.

*Com informações do jornal O Globo

3 comentários:

  1. A editora paga 10% mas o autor não precisa sair vendendo o livro. E depois não acham 29.90 um precinho bem salgado não? Assim, qualquer autor pode ter seu SELO por demanda, sai vendendo seu próprio livro e fica com 100%
    Nao recomendo
    João Gualberto Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Eu penso que não é boa ideia, ate pq qualquer autor pode editar 50 exemplares com baixo investimento e sair vendendo livro sob demanda em parceria com uma grafica ou semelhante. Penso que tem muita gente esplorando novos autores, encontraraam um ninxo de lucratividade e subestimam o autor.

    Eneida Silva

    ResponderExcluir
  3. obrigado Eneida e João.

    Concordo em parte. Tem muita gente querendo explorar a boa fé alheia, mas há pequenas editoras sérias, fazendo um bom trabalho. Além do mais, para autores desconhecidos,é bem complicado conseguir publicar por grandes editoras.

    ResponderExcluir