quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Livro Cangaceiros do Nordeste será lançado na Livraria do Luiz


O livro Cangaceiros do Nordeste, de Pedro Baptista,confeccionado pela Sebo Vermelho Edições, editora de Natal (RN), será lançado nesta sexta-fera, dia 20, na Livraria do Luiz, na Galeria Poeta Augusto dos  Anjos, às 16h00.O evento também marca a reinauguração da ampliação da livraria, com quarenta anos atuando no mercado da cidade de João Pessoa.

Publicado originalmente no ano de 1929, setenta e dois anos depois o livro é reeditado em edição fac-similar, a partir de um exemplar cedido pelo professor Francisco Pereira de Lima, de Cajazeiras, organizado pelo sebista e editor Abimael Silva, do Rio Grande do Norte.
Tendo sido publicado em 1929, o livro do paraibano Pedro Baptista leva o leitor a um passeio pelo Nordeste entre o final do século XIX e inicio do século XX, com o surgimento de grupos de homens armados que passaram a atuar na região. O mais famoso dos cangaceiros, Virgolino Ferreira da Silva, Lampião, não aparece como figura central. São tratados outros cangaceiros que também atuaram em vários Estados, sobretudo Paraíba e Pernambuco. 

Cangaceiros do Nordeste conta a história do cangaço, do ano de 1724 até o começo do século XX, na Paraíba, Pernambuco, Piaui, Ceará e Rio Grande do Norte e destacam nomes de cangaceiros conhecidos e outros desconhecidos, como Padre Veras, José Antônio, Cabeleira, José Félix Mari, Jesuino Brilhante, Liberato e outros, que tiveram um raio de atuação por toda Serra do Teixeira, Serra da Borborema e Pajaú. A Paraíba é diversas vezes citada como palco das ações destes bandoleiros.

O livro de Pedro Baptista se constitui numa raridade no gênero, mesmo que não tenha referência a Lampião, mas traz uma rica biografia de muitos outros bandoleiros que habitaram a região e não  conhecido do grande público.

O autor nasceu na Paraíba no ano de 1876 e faleceu em 1937, sem percebe a importância de sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário