domingo, 13 de novembro de 2011

O FliPipa vem aí

O FliPipa — Festival Literário da Pipa — tem a peculiaridade de unir as duas pontas da prática literária: o pensamento crítico/acadêmico e a formação através de um programa educativo.
Esse tem sido o caminho tomado pelo Festival Literário da Pipa: Uma mescla de atividades culturais voltadas ao exercício da Literatura. Do despertar da escrita ao debate de ideias, tendo como referência a obra e o pensamento de vários autores brasileiros e de língua portuguesa.

Realizado em 2009 e 2010, o evento tem caráter multicultural, de acesso totalmente gratuito, com o objetivo de promover a literatura, despertar o interesse pela leitura fora dos meios convencionais e valorizar a história e as raízes culturais, sendo uma das primeiras experiências do Rio Grande do Norte a levar a literatura e seus autores — até então distantes do alcance popular — para debater frente a frente com comunidade e público apreciador da boa literatura.

O município de Tibau do Sul foi escolhido para sediar o festival por ser um dos mais importantes destinos turísticos da região Nordeste — no qual estão localizadas as praias de Pipa e Tibau do Sul — , além de atender importantes municípios vizinhos. A população de Tibau do Sul é de 11.707 habitantes (fonte: IBGE).

Desde então o público local, estudantes, intelectuais,visitantes e turistas tem sido presenteados com a presença de grandes nomes da literatura: Mia Couto, Raimundo Carrero, Daniel Galera, Frederico Pernambucano de Melo,  Heloísa Buarque de Hollanda, Laurentino Gomes, Marçal Aquino, João Gilberto Noll, João Ubaldo Ribeiro, Geraldo Carneiro, Lobão, Danuza Leão, Daniel Piza, Marina Colasanti, Ronaldo Correia de Brito,  Rafael Coutinho entre outros.

A produção lierária potiguar tem lugar de destaque na  participação de escritores como Clementino Câmara, Geraldo Queiroz, Homero Homem, Humberto Hermenegildo, Carlos de Souza, Polycarpo Feitosa, Ney Leandro de Castro, Helio Galvão, Luiz Assumção, Diva Cunha, Marize Castro, Câmara Cascudo, Patricio Jr., Moacy Cirne, Tarcisio Gurgel, Pablo Capistrano, Nivaldete Ferreira, Honório de Medeiros, Vânia Gicco, Conceição Flores, Durval Muniz, Raimundo Arrais, Ilza Matias, Alex de Souza.

A III edição está programada para acontecer entre os dias 17 e 19 de novembro. A novidade é o novo local do evento: deixa a praça do Pescador e ganha espaço próprio, no alto de uma falésia, na entrada da rua principal.

Já estão confirmados nomes de grande relevância na literatura brasileira contemporânea, como David Arrigucci Jr, Eucanaã Ferraz, o português Miguel Sousa Tavares, Fernando Morais, Rubens Figueiredo, Carlito Azevedo, Arnaldo Antunes. A memória também é resgatada através do legado deixado pelo sertanista e escritor Oswaldo Lamartine, pelo visionário autor Manoel Dantas e o crítico e poeta  Antônio Bento, que em sua fazenda em Goianinha, recebeu Mário de Andrade e selou o encontro entre o modernista e o coquista Chico Antônio.

REALIZAÇÃO

Fundação Hélio Galvão através do Projeto Nação Potiguar

Nenhum comentário:

Postar um comentário