quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cadeia criativa do livro

Socializando:


Prezad@s,

Finalizei a pesquisa sobre a cadeia criativa do livro que realizei para a DLLL/MinC/FBN.
 
Todos os produtos estão disponíveis para leitura e baixar no seguinte link:  http://pt.scribd.com/doc/72069931/ValeriadaCruzVianaLabreaproduto05, a partir dele dá pra chegar em todos os documentos que estão disponibilizados neste site. Eu espero que este documento seja lido e entendido pelo que é: um estudo que procurou mapear um cenário já existente, a fim de dar subsídios para a ação do MinC dentro desta área, porque, até então, tínhamos dados sobre livros (estudos sobre economia do livro, cadeia produtiva, etc.), leitura (cadeia mediadora), estudos literários, mas ainda não tínhamos estudo sobre o trabalho desenvolvido pelos escritores e ilustradores, suas demandas e necessidades. Este trabalho, ainda parcial e que pretendo atualizar em novos artigos pois os dados ainda estão chegando, é um passo inicial e  espero que ajude a visualizar este cenário.

Nessa consultoria aprendi bastante com tod@s vocês e sua generosidade permitiu chegar aos dados que ora apresento. É interessante perceber que a cada dificuldade surgia alguém disposto a abrir caminho e ajudar nesta construção. Agradeço muito o empenho de tod@s e minha esperança é que esta pesquisa e as sugestões de ações possam fazer com que a cadeia criativa do livro tenha mais evidência e uma política pública de qualidade.

Peço desculpas pelas viagens e encontros que não aconteceram em virtude da dificuldade que tivemos para conseguir passagens. Estes desencontros fragmentaram um pouco a coleta de dados e as entrevistas, mas tentamos suprir isso com e-mails e telefonemas, além da colaboração de uma rede de escritores e ilustradores, que gentil e generosamente, se dispuseram a responder os questionamentos e repassa-los para seus pares. Tentarei mandar este "produto 05" para tod@s que, de alguma forma, colaboraram para sua escrita. Se houver dados incongruentes, por favor me mandem um email pessoal que farei as alteraçoes necessárias. 

Assim, está finalizando também minha consultoria, permaneço na DLLL/MinC/FBN até 30 de novembro, me despeço detod@s agradecendo mais uma vez a acolhida e o que fizemos juntos e tenho certeza que nos reencontraremos novamente.

Obrigada e abraços,
 
Valéria Viana Labrea

Consultora UNESCO - Cadeia Criativa do Livro

Coordenação Economia do Livro

Diretoria do livro, leitura, literatura e bibliotecas/MinC/FBN

Fone 61 81789505



Nenhum comentário:

Postar um comentário