terça-feira, 15 de maio de 2012

NOTAS LITERÁRIAS E CULTURAIS

          

                        LEITURA RECOMENDADA:  


por Neide Medeiros Santos – Crítica literária FNLIJ/PB


RAPUNZEL E OUTROS POEMAS DA INFÂNCIA. Jairo Cézar. Il. Tônio. João Pessoa: Forma Editorial, 2012.
                         
“Rapunzel e outros poemas da infância” apresenta pequenos poemas que se intertextualizam com as histórias tradicionais e levam o leitor para um mergulho maior nos contos tradicionais e populares.
                        
Ao lado do reconto poético, há poemas que falam sobre animais, universo muito próximo da criança, como a borboleta, a joaninha, a girafa, o elefante. São 25 poemas que levam os pequenos a interagir com o livro, seja através da leitura dos poemas ou interferindo nas ilustrações em preto e branco do ilustrador João Batista.

As ilustrações coloridas do livro foram feitas por Tônio, conhecido artista que tem ilustrado textos e poemas no “Correio das Artes”. Tônio é um dos bons ilustradores da Paraíba. O  traço firme e o jogo do colorido dão a dimensão do valor desse mago do pincel. 

Parabenizamos o autor ( Jairo Cézar)  e os editores Juca Pontes e Carlos Roberto de Oliveira que apostaram nesse livro e acreditam, como muitos sonhadores, que a poesia modifica o mundo e as pessoas.

                      
Do jornal Contraponto

2 comentários:

  1. Receba meus cumprimentos, Prof. Jairo Cézar!!
    Vou procurar para ler (e ver) ( - viver?).
    Parabéns.
    Abraços.
    Gilson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito grato, gilson.

      o Rapunzel está disponível na maioria das livrarias da capital, inclusive, na tradicional Livraria do Luiz. Mas, se preferir, pode ser diretamente comigo, através do e-mail: jairocezarsoares@gmail.com

      abraço

      Excluir