quinta-feira, 26 de abril de 2012




Essa informação dos 25 escritores foi publicada na mesma postagem do G1 sobre os 25  livros. Mas deixei para falar dos escritores agora. Além de que o G1 tratou dessa informação bem
porcamente
 sucintamente. E a gama de informações também são pequenas. Mas como é tudo o que temos… Vamos lá;

Com certeza temos bem menos surpresas e nomes “desconhecidos” do que a lista dos 25 livros. Talvez o menos conhecido seja Ariano Suassuna [e isso é um opinião completamente minha] ou quem sabe, Pedro Bandeira. Alguns são mais famosos por outras coisas, não necessariamente livros, como Silas Malafaia, Padre Marcelo Rossi e Maurício e Sousa. Já falando de “escritores” que tem mais reputação por outra coisa, lembro a falta de Jô Soares nesta lista e fica evidente que espaço na mídia não é tudo.

Essa lista será muito mais aceitável [do ponto de vista "intelectual"] para os literatos. Visto que a 25 livros causou grande polêmica por abrigar uma gama gigantesca de best-sellers. Portanto, para alívio desses, essa lista é mais “justa”. No entanto, senti falta de notáveis escritores como Guimarães Rosa, Castro Alves, Álvares de Azevedo, Lima Barreto e outros. Óbvio que alguns ficariam de fora, afinal ,se formos lembrar de todos os talentos da literatura nacional, essa lista é relativamente pequena. Ainda assim, entre os quatro que citei, talvez o único que não teria certo glamour pra estar na lista seria Lima Barreto. Os outros, é um tanto estranho não vê-los ali.

Mas, falemos da lista; Monteiro Lobato segue seu reinado absoluto [em 2007 também era o preferido], seguido agora pelo
verdadeiro rei
genial Machado de Assis [que em 2007 ocupava a quarta posição], que, por sua vez, tirou a vice colocação do contestado Paulo Coelho. Quem também perdeu uma posição devido ao upgrade de Machado foi Jorge Amado, tendo ido parar na 4ª posição. Fechando o top 5 está o poeta mais querido do Brasil; Drummond. [Não sou eu quem digo que ele é o mais querido, reparem na lista, ele é o primeiro poeta a aparecer].

Há uma coerência muito grande nesse top 5. Primeiro; o escritor super adaptado pela maior televisão do país. Segundo; o mais genial e representativo de toda a literatura brasileira. Terceiro; o best-seller nacional e mundial. Quarto; O já clássico e também best-seller Jorge Amado [também² muito adaptado para filmes e séries] e em quinto, provavelmente, o que é considerado, o maior poeta do país [não necessariamente melhor].

E essa coerência citada no parágrafo anterior, e já dita bem acima, segue durante toda a lista. Não há grandes absurdos os exceções, é tudo dentro de uma margem de erro “aceitável”. E por isso diferenciarei de uma outra maneira, mas não menos interessante;

Mortos x Vivos

Há o dobro e mais um de escritores mortos (17) do que vivos. Apenas 8 estão vivos e 3 deles são mais conhecidos por outras atividades [como já dito]. Não há algo extraordinário, visto que os grandes clássicos se perpetuam na história e na mente dos leitores, tendo dificuldade de serem substituídos por autores contemporâneos. Ainda assim, é interessante observar essa supremacia dos mortos, evidenciando que seus escritos permanecerão, sempre, vivos.

E o único autor estrangeiro que aparece na lista é Fernando Pessoa. Foi então que eu tive uma dúvida. Essa lista era pra, supostamente, só abrigar escritores nacionais e houve a confusão – não tão incomum – de achar que Pessoa era brasileiro, ou valiam escritores do mundo inteiro? Interessante que não encontrei tal informação, mas acredito que houve a confusão. Já que na lista dos 25 livros preferidos apareceram Harry Potter e Crepúsculo [só tomando como exemplo], acho difícil que não apareceria Stephenie Meyer e J.K Rowling ou ainda Shakespeare. Portanto, se de fato houve um engano, é perceptível o engano das pessoas em relação à Fernando Pessoa. Mais uma curiosidade.

Enfim, essa foi mais uma amostra da pesquisa do IPL. Pretendo trazer mais informações [já que ela saiu na íntegra] sobre esse mesmo trabalho e outros, já que tenho um interessante absurdo pelo assunto. Espero que tenham gostado e apontem suas conclusões, as suas dúvidas, as suas críticas

do blog: http://literatortura.com/2012/04/17/os-25-escritores-preferidos-dos-brasileiros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário