quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Rinaldo de Fernandes lança nova antologia de ensaios sobre Chico Buarque





Escritor lança, pela Editora Leya, nova antologia com grandes ensaístas brasileiros e estrangeiros, já antecipando as homenagens aos 70 anos, em 2014, do grande compositor

Lançamento nacional do livro será próximo sábado, dia 05/10, na 9ª Bienal do Livro de Pernambuco

com Linaldo Guedes


Depois de três anos de produção do livro, chega às livrarias do país, pela editora LeYa, a antologia "CHICO BUARQUE: o poeta das mulheres, dos desvalidos e dos perseguidos - ensaios sobre a mulher, o pobre e a repressão militar nas canções de Chico", organizada por Rinaldo de Fernandes, com uma introdução e 24 ensaios (que analisam as mais significativas letras de Chico) escritos por grandes nomes, das mais importantes universidades brasileiras. Um livro para os fãs, para os intelectuais, para os professores, para os estudantes - enfim, um livro para quem gosta de um grande artista e, sobretudo, para quem aprecia ensaios muito bem escritos. Lançamento nacional do livro, com a presença do organizador, será no próximo sábado, dia 05/10,  às 20h40, na 9ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.
Diz o organizador do volume no texto de apresentação:
"A presente coletânea tem uma proposta um tanto diferente do 'Chico Buarque do Brasil', que tratou da ficção, do teatro e de um grupo de canções de Chico. Para esta coletânea convidei um conjunto de ensaístas para produzirem textos analisando as mais significativas letras do compositor. Os ensaístas aqui são todos doutores ligados a grandes universidades brasileiras (com exceção de Luca Bacchini, da Università di Roma “La Sapienza”, e de Charles A. Perrone, da Universidade da Flórida, e ainda do jornalista Daniel Piza, já falecido). Pesquisadores da USP, UNICAMP, UFRJ, UnB, UFRGS, UFPR, UFBA, UFPE, UFPB, UFC, UEFS e UEG. Além de Anazildo Vasconcelos da Silva, Adélia Bezerra de Meneses, Luca Bacchini, Charles A. Perrone e Daniel Piza [...], integram a coletânea Aleilton Fonseca, Cleusa Rios Pinheiro Passos, Cristhiano Aguiar, Evelina Hoisel, Igor Fagundes, Lígia Guimarães Telles, Luciano Rosa, Luís Augusto Fischer, Luiz Antonio Mousinho, Luzilá Gonçalves Ferreira, Nelson Barros da Costa, Pedro Lyra, Ravel Giordano Paz, Regina Dalcastagnè, Sônia L. Ramalho de Farias, Sônia Maria van Dijck Lima, Sylvia Cyntrão, Tércia Montenegro Lemos e Waltencir Alves de Oliveira. São, ao todo, 24 ensaístas que produziram análises das letras de Chico priorizando três segmentos temáticos – a mulher, os desvalidos e a repressão militar. Os ensaios, por solicitação minha, foram feitos em linguagem mais acessível ao público não especializado – mas sem maiores facilidades e com o rigor que o gênero exige. E o resultado me pareceu bastante satisfatório."
Já a quarta capa da coletânea, entre outras coisas, afirma:
"A obra de Chico Buarque é tão rica que as ideias sobre ela parecem não se esgotar. Sua música e sua literatura impressionam estudiosos e leigos, surpreendendo a todos com interpretações diferentes das que estamos acostumados. Em 'Chico Buarque: o poeta das mulheres, dos desvalidos e dos perseguidos', o leitor encontra novas visões para aspectos supostamente conhecidos da obra do compositor. Os vinte e quatro ensaios que compõem o livro passeiam pelas músicas e pelos personagens mais marcantes, como a figura feminina em 'Angélica' e 'Benvinda' e os desamparados do país nas letras de 'Construção' e 'Pedro Pedreiro'. A poesia buarqueana é analisada com esmero acadêmico, mas também com o olhar encantado por uma obra tão envolvente. Os ensaios vão descortinando a obra do poeta e conduzindo o leitor pelos bastidores de significados das canções, tão intencionalmente criadas e tão despretensiosamente cantadas."
Rinaldo de Fernandes, que é doutor em Letras pela Unicamp, professor de literatura da UFPB e também ensaísta, contista e romancista (foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2009 com "Rita no Pomar"), já tinha lançado em 2004, pela editora Garamond (RJ), a antologia "Chico Buarque do Brasil: textos sobre as canções, o teatro e a ficção de um artista brasileiro", de grande sucesso editorial e hoje referência nos estudos buarqueanos. Entre antologias de ensaios e de contos, esta é a 8ª que ele organiza. Outros lançamentos da coletânea estão previstos, por enquanto, para João Pessoa, Fortaleza, Brasília, Salvador e Campina Grande.

Contatos com o autor: rinaldofernandes@uol.com.br

2 comentários:

  1. Aguardarei o lançamento aqui em João Pessoa. Tenho a coletânea de contos eróticos escritos por mulheres cuja organização foi dele, esta certamente é um primor também! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rinaldo é um grande nome da nossa literatura, Anna.
      Também aguardo o lançamento na filipéia.
      abraço

      Excluir