sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Funesc divulga vencedores do Prêmio Literário Augusto dos Anjos


Sete livros inéditos de autores paraibanos serão publicados pelas Edições Funesc. Os títulos foram selecionados pelo Prêmio Literário Augusto dos Anjos 2013, por meio de seleção feita por uma comissão julgadora especializada na área literária. A previsão é que os livros premiados sejam publicados nos próximos meses. Serão impressos 500 exemplares de cada título, dos quais, 300 ficarão para o autor e 200 para a distribuição da Funesc.

As obras vencedoras são: na categoria Conto, “Cudegrude: Catombo”, de Ailton Ramalho e “Os ratos amestrados fazem acrobacias ao amanhecer”, de Políbio Alves. Na Poesia, o contemplado é “Mistrais”, de Anna Apolinário.

O gênero Cordel estreia no Prêmio das Edições Funesc com a publicação de “A história na visão de um pervertido sexual”, de Paulo Gracino, e “Cangacionário”, de Gil Hollanda. Outra categoria nova no Prêmio é Quadrinhos. Os escolhidos foram “Cantilena”, com texto original de Sérgio de Castro Pinto e ilustrações de John Monteiro, e“Árvores”, de Val Fonseca.Não foram selecionadas obras nos gêneros Romance, Infanto-juvenil, Infantil e Crônica.

A comissão julgadora responsável pela seleção foi formada por Rinaldo de Fernandes (escritor e professor universitário), para avaliação das obras inscritas no gênero Romance; Sérgio de Castro Pinto (poeta e professor universitário), para avaliação das inscritas em Poesia; Manoel Monteiro (cordelista) para avaliação das inscritas em Cordel; André Ricardo Aguiar (escritor), para avaliação das obras inscritas no gênero Infantil; Henrique Magalhães (quadrinista e professor universitário), para avaliação das obras inscritas no gênero Quadrinhos; Antônio Mariano (escritor), para avaliação das obras inscritas no gênero Crônica; David Barbosa (escritor e artista plástico) para avaliação das obras inscritas no gênero Contos.

O Prêmio Literário Augusto dos Anjos tem a finalidade de estimular a criação e a divulgação de obras de autores paraibanos no âmbito da literatura e dos quadrinhos, bem como dar oportunidade de revelar e reconhecer talentos existentes nos municípios da Paraíba através da publicação de seus trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário