segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Augusto das Letras 2013

A literatura com seus recortes de influências, estilos e importância, a partir de autores tradicionais e os diálogos com os nomes da contemporaneidade, dará o tom do ‘Augusto das Letras’, que acontece entre os dias 23 e 28 deste mês. O evento contará com nomes importantes da literatura atual a exemplo de Fabrício Carpinejar, Frederico Barbosa (SP), Reynaldo Damásio (SP), Antônio Carlos Secchin (RJ), Ronaldo Cagiano (SP) e Sandra Fernandes Erickson (RN). A programação completa do evento será divulgada na próxima semana.
Por seu caráter interdisciplinar, o ‘Augusto das Letras’ contará com a presença do ator Lima Duarte, o cantador Oliveira de Panelas, o cantor e compositor Gustavo Magno e a atriz e ‘performer’ Suzy Lopes. O Augusto das Letras terá como tema ‘Nove Poetas de Sempre’: Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Cecília Meireles, Jomar Moraes Souto, Manuel Bandeira, Mário Quintana, Paulo Leminski e Vinícius de Moraes. As atividades do projeto ocorrerão no Casarão 34, Academia Paraibana de Letras, Centro Cultural Joacil de Brito Pereira e Usina Cultural da Energisa.
O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, destacou que o Augusto das Letras foi pensado de forma a valorizar o debate sobre obras importantes da literatura brasileira, trazendo a interdisciplinaridade entre as várias manifestações artísticas, a exemplo do cinema, teatro e a música. “O Augusto das Letras é um evento importante para a cidade de João Pessoa, por isso, pensamos em um formato que sirva de fomento e de valorização da literatura, mas também dialogue com outras artes com o objetivo de fazer valer a importância que a Paraíba tem na literatura brasileira”, disse.
O projeto é uma realização da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), que tem o intuito de democratizar o acesso da população às obras de escritores brasileiros e estimular o hábito da leitura. Durante o evento será realizada, além das palestras-debates, a Feira de Livros do Augusto das Letras.
O Augusto das Letras irá centrar as várias discussões por meio de palestras e debates em torno de poetas tradicionais a exemplo de Castro Alves e Augusto dos Anjos e outros contemporâneos, como Paulo Leminski e Vinícius de Moraes.
Poeta do ‘Eu’ – O projeto voltado para a literatura homenageia o poeta paraibano Augusto dos Anjos, conhecido por seu estilo único na literatura brasileira, que também será tema de discussão. No dia 24, às 10h, na Academia Paraibana de Letras haverá a palestra ‘Augusto dos Anjos e o Eu’ e debate com Sandra Fernandes Erickson.
O poeta, natural de Sapé, também será homenageado no encerramento com o show ‘Eu e Outras Músicas’ do cantor e compositor Gustavo Magno. Ele será acompanhado da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, que apresentará a transposição das poesias do ‘Eu’ para o universo musical.
Carpinejar na abertura – O Augusto das Letras será aberto, às 19h30, no Casarão 34 com uma palestra de tema livre com o escritor Fabrício Carpinejar; seguido por uma cantoria de Oliveira de Panelas e um debate com o músico, jornalista e poeta Astier Basílio, sobre literatura e cantoria.
Carpinejar é jornalista e um dos autores contemporâneos mais conhecidos do cenário nacional. Natural de Caxias do Sul (RS), Fabrício Carpinejar é mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O autor gaúcho é reconhecido por vários livros que lançou, a exemplo de ‘Borralheiro’ (Editora Bertrand Brasil, 2011), ‘Mulher Perdigueira’ (Editora Bertrand Brasil), ‘O Amor Esquece de Começar’ (Bertrand Brasil, 2006) e ‘As Solas do Sol’ (Bertrand Brasil, 1998).
Fabrício Carpinejar é também sucesso nas redes sociais. Sua ‘FanPage’ tem mais 196 mil seguidores e centenas de compartilhamentos de crônicas e frases do autor. Carpinejar também possui um site oficial (http://www.carpinejar.com.br) e um blog (http://carpinejar.blogspot.com.br) em que escreve periodicamente crônicas publicadas em jornais e sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário