sábado, 1 de setembro de 2012

RAPUNZEL E OUTROS POEMAS DA INFÂNCIA


Por Águia Mendes

         A literatura infantil está longe de ser, como muita gente costuma julgar, uma literatura menor, boba, com um endereço definido: crianças e jovens. Uma literatura que revelou nomes como Monteiro Lobato, Lewis Carrol, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, J. M. Barrie, Ana Maria Machado, Perrault, os irmãos Grimm,Maria Clara Machado, Lygia Bojunga Nunes, La Fontaine, Carlo Collodi, Ruth Rocha, Henriqueta Lisboa, EloíBocheco, apenas para citar alguns autores nacionais e internacionais, não pode nunca ser chamada de menor.
          
             Algo tem chamado muita a minha atenção e me intrigado: o fato de muitos adultos acharem que a literatura infantil é apenas para crianças e jovens. Talvez isso se deva a um mau julgamento sobre a ideia equivocada de que a literatura infantil é alguma coisa sem maior importância. Ao contrário, a literatura infantil é uma arte, uma grande arte. E uma das mais difíceis, pois,mesmo tendo em vista um público ainda imaturo e em formação, ela não pode perder de vista seu horizonte literário.
          
            Pois bem, me intriga a maneira como certos adultos julgam o livro infantil como não pertencendo mais ao seu mundo. Como o adjetivo “infantil” talvez esteja mal empregado,é provável que pré-julguem esse tipo de literatura como essencialmente pueril, e que eles já estão grandinhos demais para consumi-la. Engano.

   Como em qualquer literatura, na literatura infantil também há livros que são verdadeiras obras de artes e outros que não passam de simulacros literários. De modo que é impossível passar indiferente por obras como As reinações de Narizinho, Alice no país das Maravilhas, Pinóquio, Peter Pan, O menino poeta, A arca de Noé, O menino do dedo verde, Ou isto ou aquilo,Zoo imaginário, A ilha do Tesouro,Mowgli, etc., etc., etc.
        
         A literatura dos “pequenos” deve e precisa, também, ser consumida pelos marmanjos. De minha parte, e talvez por minha própria condição de poeta, costumo sair à cata de novidades na área de poesia. Infelizmente, é muito raro encontrar alguma coisa nas livrarias. Não sei por que se investe tão pouco em poesia para a criança. Daí quando surge um livro novo no gênero e esse livro tem as qualidades que todo bom livro requer, faço soar meus clarins e trombetas pelos quatro cantos do mundo.
         
        Esse é o caso, por exemplo, do livro do jovem poeta paraibano Jairo Cézar:Rapunzel e outros poemas da infância.Publicado pela Editora Forma em janeiro deste ano, tem excelente projeto gráfico de Juca Pontes e ilustrações do sempre competentíssimo e inspiradíssimo Tônio.

 O livro de Jairo é um daqueles livros raros que só aparecem de tempos em tempos. A sua força poética é de tal ordem comovedora, que é impossível que agrade apenas aos pequenos.  Os poemas, por assim dizer, não são maiores do que o punho fechado de uma criancinha, quase um haicai, mas funcionam como uma poderosa bomba de efeito lírico, como neste poema:

Sol em pétalas
a girar em mim,
Astro Rei
do meu jardim.
(O girassol)
Ou neste:
Se eu fosse um
passarinho,
teus olhos seriam
meu ninho.
(O passarinho)

E ainda neste:

Seu sorriso
sem dente
enche de flor
a boca
da gente.
(O sorriso de Beatriz)
          E o poeta vai assim transportando o leitor para o universo onírico dos contos de fadas em sua carruagem de abóbora puxada pelos cavalos da poesia. A releitura que ele faz desses contos tradicionais dá-nos a ideia da qualidade da sua arte:
Palha, madeira ou tijolo?
Onde será que mora o lobo?
(Os três porquinhos)

                                               ***
Se não troco
Soneca por Atchim,
o poema dorme
antes do fim.
(Branca de Neve)

São poemas curtos porém urdidos com grande inteligência.  É muita sorte dos meninos e das meninas e, por tabela, dos marmanjos antenados na boa poesia infantil, que um poeta da força expressiva de um Jairo Cézar tenha surgido. Está de parabéns a Editora Forma pela publicação de tão excelente trabalho e a literatura infantil brasileira por ganhar mais um autor de qualidade indiscutível.

 Águia Mendes é poeta.

2 comentários:

  1. Palavras merecidas, vindas de um leitor experiente e que conhece do ofício... Parabens Jairo!!!

    ResponderExcluir
  2. Águia é um farol, Jãn. O texto me fez ficar sem dormir direito de tanta alegria.
    abraço

    ResponderExcluir