segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Livros com metas do Plano Nacional de Cultura são distribuídos em todo País

Cerca de 20 mil livros contendo o detalhamento das 53 metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) serão distribuídos em todo o País. A publicação quer divulgar os objetivos desta década para o setor e, assim, possibilitar que gestores públicos, artistas, grupos de cultura popular e tradicional, produtores e cidadãos, em geral, possam acompanhar e contribuir para a execução do plano.
O Ministério da Cultura já enviou, aproximadamente, quatorze mil livros para órgãos estaduais e municipais, universidades, deputados federais e senadores de todos os estados - como forma de ampliar o conhecimento sobre o PNC e sensibilizar gestores e agentes culturais.

Metas
Imagem/ Ministério da Cultura Plano Nacional de Cultura Ampliar
  • Plano Nacional de Cultura
As metas do plano foram aprovadas em dezembro de 2011 e devem ser atingidas até o ano de 2020, para estimular a criação, difusão, consumo e apreciação dons bens culturais, além da educação, pesquisa e surgimento de novos espaços de cultura.

O conjunto de metas foi anunciado oficialmente há sete meses, durante uma cerimônia que contou com a presença da ministra Ana de Hollanda. Na ocasião, a ministra afirmou que os recursos deverão vir não só do orçamento da União, mas também de emendas parlamentares e dos recursos destinados ao Fundo Nacional de Cultura.

Esses recursos serão utilizados para execução de ações como o mapeamento das expressões culturais de todo o território nacional e das atividades econômicas associadas à economia criativa; concessão de benefício financeiro às pessoas reconhecidas como mestres da cultura popular e detentores de saberes tradicionais; e inserção da disciplina de arte no ensino básico de escolas públicas, com a formação continuada de 20 mil professores.

Entre as metas do plano também estão o fomento à produção cinematográfica, para duplicar o número de filmes que foram produzidos em 2010, alcançando 150 novos longa-metragens em 2020; e chegar a 15 mil pontos de cultura em funcionamento até 2020.

O material está disponível também em formato digital, para download.

Nenhum comentário:

Postar um comentário