quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Professor é o MAIOR influenciador no hábito da leitura

Por Gustavo Magnani
Este é mais um post daquele nosso meio velhinho estudo sobre a pesquisa do INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Acabou ficando um pouco pra trás, mas pretendo retomar essas análises quinzenalmente. Hoje, parto da publicação do jornal portal Últimosegundo. Aqui trataremos do que foi, enfim, comprovado através da pesquisa. No final do post linkarei todos os textos desse nosso estudo.
Se o País quiser melhorar o índice de leitura dos seus habitantes, é fundamental investir na capacitação do professor para esse fim. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Instituto Pró-Livro no ano passado, mostrou que os professores são os maiores influenciadores desse hábito. Entre as 5 mil pessoas ouvidas em todo o Brasil, 45% apontaram os mestres como tal.
Essa foi a terceira pesquisa da série (iniciada em 2001) e, pela primeira vez, os docentes aparecem no topo da lista. No levantamento anterior, feito em 2007, as mães eram a figura mais lembrada nesse quesito. Elas apareciam com 49% das indicações, ante 33% dos professores. Dessa vez, tiveram dois pontos porcentuais a menos que eles: 43%.
“Isso mostra a crescente importância da escola frente ao papel dos pais, que muitas vezes não conseguem dar esse exemplo”, afirma Karine Pansa, presidente do Instituto Pró-Livro. “Logo, se tem esse status de influenciador, o professor precisa ser letrado, gostar de ler.” [RETIRADO ÚLTIMOSEGUNDO].
Hoje em dia, com cada vez mais mães trabalhando fora de casa e filhos cada vez mais² indo pra escola mais cedo, a tendência é de que o número de professores influenciadores cresça. Ótimo quando o professor é apegado à leitura e outras áreas importantes da vida. Uma pena quando o professor, ou é despreparado, ou trabalha em condições tão precárias que antes de se preocupar com a leitura, precisa se preocupar com o estômago vazio de seus alunos.
Não é que mães não influenciem, veja bem, sua influência ainda é grande. Mas, na já famosa correria da vida moderna, quando a família se “reúne” [cada vez menos], a leitura dificilmente será ressaltada. E não só a leitura, a própria escola em si. Afinal, menos tempo, menos espaço pra conversa. Imaginem então, conversas sobre livro, incentivo etc. É claro que esse é uma observação que não abarca todas as famílias brasileiras. Afinal, muitos pais e mães ainda possuem tempo para os filhos. Muitos. Não todos. Talvez, nem a maioria.
No entanto, a máxima importância dos professores foi comprovada. É cada vez mais deprimente ver profissionais que servem como espelhos, serem denegridos e pouco valorizados. E não falo só dos professores universitários que estão em greve. Falo também dos professores de base, dos de ensino médio, e de tantos outros. É difícil admitir tanto descaso com seres que são formadores de pessoas. Enfim, voltemos à pesquisa.
Veja o gráfico completo:

É interessante ver o grande salto do professor e a queda do papel da Mãe [que ainda possui uma relevância gigantesca]. Mas o maior salto de todos foi o do Pai. Cresceu em 13% o número de pessoas que disseram ter sido influenciadas por ele. Difícil precisar o motivo, mas talvez seja o mesmo do “mundo moderno”: a maior participação do pai no cotidiano. Eaí continua a descrição de influenciadores, até que paramos em outro curioso dado que é, justamente, pessoas que leram por influência de Ninguém. 
E posso dizer que faço parte desse grupo. Tive pessoas que incentivaram [como todos, qual professor nunca falou que é "bom ler"?], mas nenhum grande influenciador. Por exemplo, minha mãe sempre falava da importância da leitura. Mas posso dizer que aconteceu, justamente, o contrário. Eu a influenciei mais do que ela me influenciou. Tive uma amiga que me fez “abrir o primeiro olho” pra leitura, e esse talvez tenha sido o empurrão mais relevante. No entanto, se me perguntassem, acredito que eu faria parte dos 17%. E isso cria um questionamento interessante, no qual acredito que podemos finalizar o post [já que tratamos do aspecto da importância dos professores e outras observações relevantes]:
QUEM INFLUENCIOU VOCÊ? 
Deixe seu comentário não só acerca do seu grande influenciador, mas também da importância crucial dos professores. Curta/compartilhe e se possível, vote no literatortura para TOPBLOG2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário