Para comemorar os 40 anos da primeira edição da obra “A Pedra do Reino”, de Ariano Suassuna, a Galeria Capibaribe, do Centro de Artes e Comunicação da UFPE (CAC), exibe, até o dia 21 de outubro, a exposição “A Pedra do Reino –40 anos”. A mostra, que tem curadoria do professor Carlos Newton Júnior, conta com manuscritos, livros raros, fotografias e obras de arte derivadas do romance de Suassuna, é professor e é uma iniciativa do Núcleo Ariano Suassuna de Estudos Brasileiros em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UFPE (Proext). Pinturas do filho do autor, Manuel Dantas Suassuna, homenageando a obra do pai, também estarão inclusas na mostra.
LIVRO – “A Pedra do Reino” narra a história de Dom Dinis Ferreira, o Quaderna, apresentando, em primeira pessoa, o seu memorial de defesa, já que foi preso por subversão em Taperoá. Durante a defesa, o personagem conta a saga de sua família, das desavenças, das lutas e das controvérsias políticas, literárias e filosóficas em que se vira envolvido. Segundo o crítico J. H. Weber, o livro é uma mistura da tradição mítico-sertaneja e da tradição erudita.
Mais informações
Núcleo Ariano Suassuna
(81) 2126.8070
naseb@ufpe.br
Núcleo Ariano Suassuna
(81) 2126.8070
naseb@ufpe.br
Adoraria ver essa exposição! Amo a obra de Suassuna, principalmente "O auto da Compadecida" que li umas 20 vezes e em todas elas morri de rir, bom demais!
ResponderExcluirTive o prazer de conversar com o Mestre por alguns minutos. Ele é louco por Augusto dos Anjos e, na época, eu era diretor do Memorial do Poeta em Sapé. Fiquei 3 dias sem dormir direito. rsrs
ResponderExcluir