segunda-feira, 19 de março de 2012

Poemas para crianças podem ser lúdicos, lindos e ainda deixar os pequenos mais sensíveis à leitura do mundo, como defende o Prof. Hélder Pinheiro

Texto Cynthia Costa

A poesia é um gênero quase natural para a infância. Ao contrário do que possamos imaginar, metáforas e estruturas heterodoxas não são difíceis para as crianças. O que são poemas, afinal, senão brincadeiras com palavras e sentidos? A seguir, o professor Hélder Pinheiro defende a leitura constante de poesia com os pequenos, na escola e em casa: "Os professores e a família têm um papel fundamental: cultivar a leitura e a audição de poesia, se possível, todos os dias. Por que gostamos de música? Porque a ouvimos cotidianamente". Especialista em literatura brasileira e, especificamente, poesia, Pinheiro concedeu uma entrevista exclusiva ao Educar sobre a importância desse gênero para as crianças.

Hélder Pinheiro é doutor em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ensina literatura brasileira na Universidade Federal de Campina Grande (PB) e já publicou diversos livros e artigos sobre poesia. Entre eles, escreveu "Poesia na Sala de Aula" (Editora Ideia) e organizou "Poemas para crianças: reflexões, experiências e sugestões" (Editora Livraria Duas Cidades) e a coletânea "Pássaros e bichos na voz de poetas populares", que é altamente recomendada pela Fundação Nacional do Livro Infantil.

Para ler, clique nos itens abaixo:

A poesia é um gênero literário menos disseminado? Por que?
 
É preciso desenvolver uma sensibilidade específica para ler poesia?
 
Para a criança, qual é a diferença entre a leitura de poesia e a de prosa?
 
A poesia para crianças tem uma característica específica?
 
A leitura de poesia desde a infância pode influenciar positivamente o desenvolvimento da sensibilidade estética?
 
Quais grandes autores brasileiros escreveram poemas para crianças?
 
Quais autores se destacam hoje na produção de poesia infantil no Brasil?
 
Pais e professores podem colocar as crianças em contato com a obra poética de grandes autores não necessariamente voltados para o público infantil, como Fernando Pessoa, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade?
 
O senhor poderia citar seus autores e poemas favoritos para crianças?
 
do blog: http://educarparacrescer.abril.com.br/index.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário