quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sites ajudam na publicação de obras de novos escritores

Dica do  passageiro Flaw Mendes(@flawmendes)

Entre os internautas, são muitos os que escrevem – até compulsivamente. Desde que os blogs se popularizaram por aqui, há uma década, isso ficou mais evidente. Antes de chegar às vias tradicionais de publicação sob a chancela de uma editora, escritores diversos passaram a se autopublicar na web ou a utilizá-la para “exercitar” a escrita. Outros exploram os diferentes formatos e suportes digitais e apostam ainda nos e-books como alternativa, compartilhando-os na internet.

Também pela rede, autores independentes e sem dinheiro para bancar a impressão de suas obras contam com a ajuda de portais voltados para publicação e venda de livros na internet. Esses sites (veja os endereços no quadro à direita) crescem e ganham adeptos no país por oferecer ao escritor a possibilidade de lançar seus títulos sem nenhum custo – ele tem apenas o trabalho de escrever, editar e diagramar.

Em sites como o Clube de Autores, inaugurado há dois anos, e o PerSe, que tem seis meses de funcionamento, o escritor escolhe diferentes combinações para o formato do exemplar, define quanto quer receber e envia todo o conteúdo do livro, que é posto à venda nesses sites. Os exemplares são impressos sob demanda, ou seja, à medida que um leitor faz a compra.

Diretor-geral do PerSe, Antonio Hercules Junior acrescenta que o site fechou parceria com o portal Xeriph (xeriph.com.br), que distribui para mais de 20 livrarias on-line, e com o projeto Nuvem de Livros (nuvemdelivros.com.br) – uma biblioteca virtual com grande variedade de temas, em que o assinante acessa e lê on-line centenas de títulos.

Qualidade

Um desafio, no caso da autopublicação, é manter a qualidade gráfica semelhante a das editoras tradicionais, pois o processo de impressão é digital, e não off-set (por meio de chapas). “A qualidade é muito parecida, só um técnico vai perceber a diferença. Talvez fique ruim em pequenas gráficas, ultrapassadas. A impressão digital evoluiu muito”, explica Hercules.

Ricardo Almeida, diretor-geral do Clube de Autores, também defende a impressão digital. “Usamos uma impressora fabulosa. Nosso índice de satisfação é alto, uns 98%, e os outros 2% não reclamaram da impressão, mas de extravio dos Correios”. Ele exalta ainda o caráter democrático do processo: “Achamos que ninguém é competente para avaliar o que merece ou não ser publicado. O juiz é o próprio leitor”.

Publicação

Moradora de Vila Velha, Sara Venturim, 24 anos, publicou dois livros dessa forma, mas recorreu a um site norte-americano: o CreateSpace, da Amazon. Blogueira e escritora “compulsiva”, interessou-se pela autopublicação quando morou na Irlanda, em 2010. Segundo ela, essa modalidade é bastante comum na Europa.

Seus dois primeiros livros – “Conta-Conto: Contos Gotas e Algumas Poesias” (em português) e “Very Short Stories and Poems” (em inglês) – reúnem contos e poemas e estão à venda no site Amazon.com. No blog da autora (devaneiosnoturnos.com) é possível conhecer as obras. Para Sara, a grande vantagem é ter total controle sobre o que publica. “Faço o que quero, sem me preocupar com tendências, e meu namorado edita e revisa meus textos”, finaliza.

Experiência:

Rob Gordon (pseudônimo) escreve crônicas e contos há cinco anos, em dois blogs. Em 2010, publicou seu primeiro livro, “Anônimos e Urbanos” pelo Clube de Autores.

Como foi a experiência de se autopublicar por meio do site?
Trabalhosa, mas gratificante, pois eu tinha controle criativo total sobre o projeto. No primeiro livro, todo o processo (revisão, editoração) foi feito por mim. Já no segundo, contei com a ajuda de amigos.

Quais as vantagens e desvantagens?
As principais vantagens são o controle criativo total e o custo zero. Com o conteúdo e a capa prontos, basta subir o arquivo para o site e o livro passa a ser vendido imediatamente, sem custo algum, já que não há tiragem mínima e, consequentemente, encalhe. O grande desafio é a divulgação, que fica a cargo do escritor. Lançar o livro é apenas o primeiro passo de um trabalho que, depois, precisa de esforço diário para promover a obra.

Como comercializa seus livros?
São vendidos somente no site do Clube de Autores. Tudo o que posso fazer é divulgar o link nos meus blogs e onde mais conseguir. Mas, como tenho uma relação muito próxima com muitos leitores do meu blog, tenho sempre um estoque em casa, já que muitos me escrevem querendo comprar direto comigo, para receber cópias autografadas.

Que futuro vislumbra para o mercado editorial?
Creio que o mercado precisará encontrar um modo de entregar os livros no formato que o consumidor desejar. Quem quiser papel poderá comprar em papel, quem quiser ler num tablet poderá comprar o e-book. Em termos de mercado, vejo-me como um fabricante de conteúdo, e minha função é entregar esse conteúdo em todos os formatos possíveis, para atingir o maior número de consumidores, da forma que eles desejarem. É que procuro fazer com meus livros.

Onde Publicar:

Clube de Autores
clubedeautores.com.br
PerSe
perse.com.br
CreateSpace
createspace.com
Bubok
bubok.pt
Lulu
lulu.com
YoEscribo
www.yoescribo.com
AlphaGraphics
vitoria.alphagraphics.com.br

2 comentários:

  1. Publiquei pela PerSe, o livro teve ainda duas saídas (o portal não conta os livros que o autor comprou a si próprio, mas compras de terceiros), e acredito que seja esse mesmo o caminho.

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  2. é uma saída, félix. Principalmente para poesia.

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